Ensinando estudantes imigrantes: professores de matemática como agentes de inclusão

Autores/as

Palabras clave:

Estudantes imigrantes, Educação Matemática Inclusiva, Racismo, Formação de professores, Diversidade cultural

Resumen

Este artigo discute os desafios e as possibilidades da educação matemática em contextos marcados pela migração internacional. A partir de uma abordagem crítica e inclusiva, defendo que professores de matemática podem atuar como agentes socioculturais e políticos, desempenhando um papel fundamental na construção de práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão de estudantes imigrantes. Argumento que o encontro entre diferentes histórias de vida, idiomas, culturas e experiências pode enriquecer as aulas de matemática, desde que haja reconhecimento as desigualdades e os processos de exclusão presentes na escola. Com base em dados de entrevistas realizadas com professores e pais de estudantes imigrantes, analiso como o racismo, a xenofobia e a diversidade cultural interferem nas oportunidades de aprendizagem matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa, insere-se no campo da Educação Matemática Inclusiva e propõe reflexões sobre práticas pedagógicas comprometidas com a justiça social e com o direito à educação de qualidade para todos.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

CARRIJO, Manuella Heloisa de Souza. Ensinando estudantes imigrantes: professores de matemática como agentes de inclusão. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/960.. Acesso em: 13 sep. 2025.