Ensinando estudantes imigrantes: professores de matemática como agentes de inclusão
Palabras clave:
Estudantes imigrantes, Educação Matemática Inclusiva, Racismo, Formação de professores, Diversidade culturalResumen
Este artigo discute os desafios e as possibilidades da educação matemática em contextos marcados pela migração internacional. A partir de uma abordagem crítica e inclusiva, defendo que professores de matemática podem atuar como agentes socioculturais e políticos, desempenhando um papel fundamental na construção de práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão de estudantes imigrantes. Argumento que o encontro entre diferentes histórias de vida, idiomas, culturas e experiências pode enriquecer as aulas de matemática, desde que haja reconhecimento as desigualdades e os processos de exclusão presentes na escola. Com base em dados de entrevistas realizadas com professores e pais de estudantes imigrantes, analiso como o racismo, a xenofobia e a diversidade cultural interferem nas oportunidades de aprendizagem matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa, insere-se no campo da Educação Matemática Inclusiva e propõe reflexões sobre práticas pedagógicas comprometidas com a justiça social e com o direito à educação de qualidade para todos.
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