Fractais Africanos:  Lei 10.639/03 e a prática de potências numéricas

Autores/as

Palabras clave:

Fractais africanos, Autossimilaridade, Etnomatemática, Potência numérica, Educação matemática

Resumen

A oficina de Fractais Africanos e Matemática teve como objetivo conectar conceitos de geometria fractal a elementos culturais africanos, explorando a interseção entre matemática e etnomatemática. Inicialmente, foram introduzidos para os alunos os fractais e suas aplicações em contextos cotidianos e científicos, seguidos da discussão sobre sua presença na cultura africana, como em penteados, tecidos, arte, música e arquitetura, com destaque para a vila de Bai-ila, na Zâmbia. Aspectos históricos deste país também foram envolvidos para contextualização da oficina, bem como, o conceito de potência numérica presente nos fractais citados. A experiência mostra como os fractais africanos podem servir como uma ponte entre a matemática e as tradições culturais, promovendo uma abordagem inovadora e enriquecedora no ensino da disciplina.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

CAMPOS, Iasmin Moreno Santos Melo; CHAGAS, Luise Trajano. Fractais Africanos:  Lei 10.639/03 e a prática de potências numéricas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/984.. Acesso em: 13 sep. 2025.