Razão e proporção: as pilhas e nossa saúde

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Interdisciplinaridade, Educação Matemática Crítica, Ensino Médio, PIBID

Resumo

O objetivo deste minicurso é desenvolver uma das quatro oficinas elaboradas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), para turmas do 1º ano do Ensino Médio, gerando discussões e reflexões para o desenvolvimento da ação pedagógica. A proposta da oficina é promover discussões referentes à Educação Ambiental Crítica por meio do contexto em que o estudante vive, através das suas experiências e dados reais apresentados por meio de vídeos e material impresso. Espera-se que os participantes do minicurso compreendam a matemática como uma ferramenta para a prática de ensino integral e contextualizada sob a fundamentação da Educação Matemática crítica. O público almejado são estudantes de licenciaturas e professores da educação básica que possam contribuir para as reflexões e discussões, e que possam utilizar do minicurso em sua prática pedagógica em diferentes níveis de adaptação.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SANTOS, João Pedro Nascimento; SENA, Vanessa Gomes da Silva; SANTOS, Everton Alves dos; PAIN, Mariana dos Santos Nascimento; SOUZA, José Carlos Gabriel de. Razão e proporção: as pilhas e nossa saúde. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1045.. Acesso em: 13 set. 2025.