O papel do profissional de apoio na Educação Matemática Inclusiva: desafios e reflexões sobre uma experiênciaO papel do profissional de apoio na Educação Matemática Inclusiva: desafios e reflexões sobre uma experiência
Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, Profissional de apoio, Surdez, Tarefa Exploratória, TangramResumo
Este relato de experiência tem como objetivo analisar o papel do profissional de apoio na Educação Matemática Inclusiva, a partir da aplicação de uma tarefa exploratória com o uso do tangram, realizada com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Amargosa – Bahia. A tarefa, desenvolvida com foco nos conceitos de área e perímetro, foi conduzida em um ambiente de aprendizagem que envolvia estudantes com diferentes necessidades educacionais. De abordagem qualitativa, a pesquisa descreve o uso de um material manipulável como recurso facilitador da compreensão matemática, ao mesmo tempo em que reflete sobre as estratégias de mediação adotadas pelo profissional de apoio e os desafios enfrentados na promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva. A experiência evidencia tanto as potencialidades do tangram como instrumento pedagógico quanto a importância da atuação qualificada e sensível do profissional de apoio na construção de práticas inclusivas significativas no ensino de Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.