O papel do profissional de apoio na Educação Matemática Inclusiva: desafios e reflexões sobre uma experiênciaO papel do profissional de apoio na Educação Matemática Inclusiva: desafios e reflexões sobre uma experiência

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, Profissional de apoio, Surdez, Tarefa Exploratória, Tangram

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo analisar o papel do profissional de apoio na Educação Matemática Inclusiva, a partir da aplicação de uma tarefa exploratória com o uso do tangram, realizada com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Amargosa – Bahia. A tarefa, desenvolvida com foco nos conceitos de área e perímetro, foi conduzida em um ambiente de aprendizagem que envolvia estudantes com diferentes necessidades educacionais. De abordagem qualitativa, a pesquisa descreve o uso de um material manipulável como recurso facilitador da compreensão matemática, ao mesmo tempo em que reflete sobre as estratégias de mediação adotadas pelo profissional de apoio e os desafios enfrentados na promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva. A experiência evidencia tanto as potencialidades do tangram como instrumento pedagógico quanto a importância da atuação qualificada e sensível do profissional de apoio na construção de práticas inclusivas significativas no ensino de Matemática.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Alana Silva dos; SANTO, Mel Cerqueira do Espírito; SANTANA, Thaine Souza. O papel do profissional de apoio na Educação Matemática Inclusiva: desafios e reflexões sobre uma experiênciaO papel do profissional de apoio na Educação Matemática Inclusiva: desafios e reflexões sobre uma experiência. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/925.. Acesso em: 13 set. 2025.