O saber da experiência e o estágio supervisionado em contextos não-escolares
Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado, Espaços não-escolares, ExperiênciaResumo
É sabido que algumas competências são necessárias ao professor para ensinar matemática e o estágio supervisionado representa um momento fundamental na sua formação por permitir o desenvolvimento de práticas educativas e reflexões que contribuem para a construção de uma identidade profissional a partir das vivências realizadas, em particular, quando tais experiências acontecem em espaços não-escolares. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a contribuição das vivências não-escolares na formação dos professores que ensinam matemática a partir do olhar de um professor-orientador de um componente de estágio supervisionado do curso de Pedagogia, relacionando o conhecimento necessário para ensinar matemática com o saber da experiência adquirido no estágio supervisionado e tomando como referência teórica, principalmente, as discussões de Pimenta e Lima, de Carrillo et al e de Larrosa, a partir de uma breve revisão da literatura e análise de relatórios finais de estágio, vislumbrando uma possível conexão esses eixos temáticos.
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