Primeiros Olhares Investigativos: Uma Experiência de Iniciação à Pesquisa em História da Educação Matemática

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Licenciatura em Matemática, História Cultural, Equações do segundo grau, Livro didático

Resumo

Neste relato, apresento minhas primeiras experiências no processo de iniciação à pesquisa no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana, a partir da disciplina Técnicas de Pesquisa e Produção Científica, ofertada no segundo semestre. Nessa disciplina, externei o interesse em investigar as equações do segundo grau sob uma perspectiva histórica em decorrência de uma vivência pessoal no Ensino Fundamental. Assim, com o aceite da professora que hoje é a minha orientadora, comecei a desenvolver um estudo com o objetivo   de analisar o livro Curso de Matemática (1934), de Euclides Roxo, Cecil Thiré e Júlio César de Mello e Souza, inserido no contexto do Colégio Pedro II. O trabalho foi apresentado e publicado nos anais do XXII Seminário temático internacional produção, circulação e apropriação da Matemática para o ensino e para a formação de professores do século XX, marcando uma etapa significativa da minha trajetória acadêmica.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SOUZA, Eduarda Dantas de. Primeiros Olhares Investigativos: Uma Experiência de Iniciação à Pesquisa em História da Educação Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/983.. Acesso em: 13 set. 2025.