Apresentação

O X Encontro Mineiro de Educação Matemática (X EMEM) será realizado nos dias 30/10, 31/10 e 01/11 de 2024, no formato presencial, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O EMEM é um evento com ocorrência trienal, que congrega pesquisadores de todo o estado, dos mais diversos programas de pós-graduação, além de professores da Educação Básica e estudantes de graduação e de pós-graduação interessados na temática. O público esperado para o X EMEM, portanto, é constituído por: 

  • Professores da Educação Básica — O evento abre a possibilidade de interlocução de professores com a área, já que suas discussões tocam diretamente o fazer de professores e têm permitido compreender, projetar, propor e avaliar as práticas educacionais. Defende-se, no evento, a pesquisa como importante elemento do desenvolvimento profissional docente, sendo a participação de professores da Educação Básica incentivada por meio de um menor valor da taxa de inscrição e da criação de uma modalidade específica de trabalhos;

  • Estudantes de graduação e pesquisadores de Iniciação Científica – Acredita-se que o contato com pesquisas desde o início da graduação pode propiciar uma formação mais abrangente e problematizadora, sendo a formação docente indissociável da pesquisa. Há, então, um grande incentivo, por parte das instituições envolvidas na organização, pela participação de estudantes de graduação no evento, visando qualificar a formação. Esse incentivo é materializado em um menor valor da taxa de inscrição e na criação de uma modalidade específica de trabalhos;

  • Estudantes de pós-graduação, pesquisadores em formação nos níveis de mestrado e doutorado – Para os estudantes vinculados às instituições que organizam o evento, é significativa a experiência de organizar um evento estadual, o que permite que eles entrem em contato com pesquisadores experientes e outros pesquisadores em formação, que tomem contato com abordagens e perspectivas epistemológicas diversificadas dentro do campo da Educação Matemática, ampliando a visão sobre o campo científico no qual se inserem. Para os mestrandos e doutorandos de outras instituições, esse contato com pesquisadores experientes é também salutar, bem como essencial para sua formação o debate e a divulgação de suas pesquisas;

  • Pesquisadores – O evento é especialmente dedicado ao encontro e discussão de pesquisadores e de grupos de pesquisa, no intuito de partilhar os resultados de investigações isoladas e, também, de projetos de grande abrangência, que envolvem uma diversidade de trabalhos e temas. Nesse sentido, as discussões ocorridas no evento possibilitam, além da construção de redes de pesquisa, o norteamento de práticas à medida que tais pesquisas e resultados possibilitam reflexões sobre posições epistemológicas, metodologias ou objetos de estudo. 

São objetivos do X EMEM:

  • Promover o intercâmbio de conhecimentos na área de Educação Matemática;

  • Divulgar os resultados de pesquisas realizadas no âmbito da Educação Matemática;

  • Impulsionar o desenvolvimento da pesquisa em Educação Matemática;

  • Estimular o intercâmbio de experiências de sala de aula nos distintos níveis e modalidades de ensino;

  • Discutir o ensino e a aprendizagem da Matemática na sociedade atual;

  • Aproximar as pesquisas acadêmicas das práticas educacionais ligadas à área da Educação Matemática.

Público-alvo do evento:

  • Professores de que ensinam Matemática na Educação Básica (Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio) e no Superior;

  • Estudantes de Licenciatura em Matemática, em Pedagogia e  Educação do Campo ;

  • Estudantes de Especialização, Mestrado e Doutorado em Educação e Educação Matemática;

  • Pesquisadores da área de Educação e Educação Matemática.

Na décima edição, destaca-se, ainda, a relevância acadêmica da temática proposta — Diálogo e Alteridade: a potência da horizontalidade entre escola e universidade —, que nasce da necessidade do campo de um debate mais qualificado sobre o fazer Educação Matemática no estado de Minas Gerais. Ademais, merece destaque a relevância social desta edição, já que a programação preliminar procura contemplar o protagonismo feminino e a diversidade de cor/raça e, também, prezar pela dispersão territorial, com representantes de todas as regiões do estado, tornando o evento mais abrangente, inclusivo e potencialmente aberto a incorporar diferentes grupos. Espera-se, assim, acolher abordagens e perspectivas epistemológicas diversificadas no campo da Educação Matemática, ampliando a visão sobre a área de pesquisa no diálogo com outras histórias.

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