Histórico

O Encontro Mineiro de Educação Matemática (EMEM) é, atualmente, o maior evento acadêmico-científico na área de Educação Matemática de Minas Gerais. Ele reúne, em especial, docentes, discentes e pesquisadores de diversas instituições mineiras. Entretanto, nas nove edições já realizadas, houve a participação de pesquisadores provenientes de outros estados brasileiros.

A primeira edição do EMEM foi realizada em dezembro de 1997 em Ouro Preto (UFOP). Desde então, as edições deste evento científico são realizadas a cada três anos. O II EMEM e III EMEM ocorreram em Belo Horizonte (UFMG), em 2000 e 2003, respectivamente; o IV EMEM aconteceu em Diamantina (FEVALE) em 2006; o V EMEM foi realizado em 2009, em Lavras (UFLA); o VI EMEM aconteceu em novembro de 2012, na cidade de Juiz de Fora (UFJF); o VII EMEM foi realizado em São João Del Rei (UFSJ), em 2015, e a oitava edição deste evento ocorreu em 2018, em Ituiutaba (ICENP-UFU), e o IX EMEM teve como sede o IFSULDEMINAS - campus Pouso Alegre.

O Encontro Mineiro de Educação Matemática tem como objetivo principal congregar pesquisadores, divulgar produções e promover interlocuções sobre o campo da Educação Matemática no estado de Minas Gerais. O evento é um espaço de socialização e de troca de experiências que, em uma perspectiva interdisciplinar, promove e avança em reflexões e discussões em torno da pesquisa em Educação Matemática, revisitando seus pressupostos, seus compromissos, seus objetos, suas metodologias, seus procedimentos, suas análises e suas ações educacionais e de popularização e divulgação científica. O EMEM é, hoje, o principal espaço de reunião dos pesquisadores mineiros da área de Educação Matemática. 

Além de contribuições para as investigações desenvolvidas pelos participantes, seja individualmente ou em projetos mais abrangentes de grupos de pesquisa, o EMEM tem se consolidado como um espaço de formação de professores e de pesquisadores. O evento acolhe professores da Educação Básica e estudantes de graduação e de pós-graduação, assumindo o potencial da pesquisa para a formação e para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. Ao confrontarem, pela pesquisa, as alterações e permanências nas práticas de ensinar e aprender Matemática, os participantes do evento são levados a questionar as práticas atuais de ensino, desnaturalizando ideários, discursos e ações que constroem os processos educacionais na atualidade. Nessa direção, há uma expressa contribuição do evento com a Educação Básica ao permitir que professores revisitem suas concepções e práticas de ensino de Matemática. 

Em termos de inovação, o evento possibilita discussões para uma inovação metodológica na pesquisa em Educação, particularmente no campo da Educação Matemática, articulando conceitos, procedimentos e abordagens de diferentes áreas do conhecimento para a construção de investigações em Educação Matemática e para a produção de sentidos sobre os processos educacionais. É nesse sentido que se vê emergir do evento modos singulares de praticar a pesquisa em Educação quando confrontada com os temas e os objetos de interesse de educadores matemáticos. Ademais, há uma inovação no âmbito educacional na medida em que as análises do campo da Educação Matemática têm permitido compreender, projetar, propor e avaliar as práticas educacionais do presente, produzindo novas perspectivas para o ensino de Matemática, sendo um espaço de reflexão sobre ideários e discursos educacionais e seus desdobramentos.