A utilização de applets em tablets no ensino de raiz quadrada no sexto ano de uma escola do campo localizada no assentamento sem-terra Zumbi dos Palmares.

Autores

  • Hallef Macabu hallef_j@hotmail.com
  • Calili Paravidini calili_mvet@yahoo.com
  • Juliana Santos Barcellos Chagas Ventura jsbchagas@yahoo.com
    Instituto Federal Fluminense
10.37001/emr.v0i0.1648

Resumo

A pesquisa teve como objetivo verificar a possibilidade do uso de tecnologias digitais móveis em escola pública do campo localizada num assentamento sem-terra. O trabalho investiga como se dá contato de crianças, que não possuem o uso contínuo com tecnologias, com applets desenvolvidos em software de geometria dinâmica para tablets. Foi elaborada uma sequência didática utilizando os recursos tecnológicos disponíveis e uma apostila para guiar as atividades. Podemos constatar que as tecnologias podem ser utilizadas mesmo nos locais onde seria inesperado o sucesso de sua utilização e que sempre é uma atividade enriquecedora para aluno e professor.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hallef Macabu
    Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense.
  • Juliana Santos Barcellos Chagas Ventura, Instituto Federal Fluminense
    Possui Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (2007) e mestrado profissional em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2013). Atualmente é professora do Instituto Federal Fluminens e professor 1 da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Matemática.

Downloads

Publicado

2020-03-31 — Atualizado em 2020-11-05

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A utilização de applets em tablets no ensino de raiz quadrada no sexto ano de uma escola do campo localizada no assentamento sem-terra Zumbi dos Palmares. (2020). Educação Matemática Em Revista, 25(66), 86-96. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1648 (Original work published 2020)