O Ensino de Proporcionalidade com uma Abordagem Lúdica por meio da Robótica Educacional

Autores

  • Roberta robertalvarenga@gmail.com
    Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. http://orcid.org/0000-0002-6794-4554
  • Luiza luizagripp@gmail.com
    Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Tatiana tatiiana_correa@hotmail.com
    Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
10.37001/emr.v26i73.2422

Resumo

A postura inovadora do docente é essencial para a construção do conhecimento fugindo do método tradicional. A montagem de um robô, bem como sua programação, certamente atrai o interesse dos alunos, visto que é um método inovador. Uma atividade usando robótica educacional, além do conteúdo planejado ser ensinado, também proporciona o desenvolvimento de criatividade e coletividade ao trabalhar em equipe. Em contato com o kit LEGO Mindstorms Education NXT 9797, os alunos se tornam protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, tendo noções de programação e conhecem diferentes aplicações do conteúdo de matemática na área de robótica. Este artigo tem como objetivo utilizar a abordagem lúdica, por meio da robótica educacional, como método facilitador e potencializador de ensino e incentivar a construção do conhecimento compartilhado. Os resultados apontaram o sucesso do uso da robótica aliada à educação, método que motiva e auxilia a concretização do conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

    Mestre em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (2018). Especialista em Docência no Século XXI, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (2013). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008). Atualmente é professora de matemática da SEEDUC, do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora e do Centro Educacional de Campos. Também atua como supervisora das disciplinas de estágios supervisionados no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

  • Luiza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

    Licencianda em matemática na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

  • Tatiana, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

    Licencianda em matemática na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Ensino de Proporcionalidade com uma Abordagem Lúdica por meio da Robótica Educacional. (2021). Educação Matemática Em Revista, 26(73), 170-181. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2422