Elementos valorizados por professores quando implementam tarefas em aulas de Matemática

Autores

  • André Luis Trevisan UTFPR, Londrina.
  • Anna Flávia Magnoni Vieira
  • Loreni Aparecida Ferreira Baldini

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v25i69.2462

Resumo

Este artigo tem como foco evidenciar elementos valorizados pelos professores de Matemática quando implementam tarefas em suas salas de aula. Foram analisados dados oriundos de grupo de estudos constituído por professores de Matemática da Educação Básica. Foram utilizados, como instrumentos para coleta de informações: o diário de campo, as gravações de áudio dos encontros do grupo e os registros escritos realizados pelos professores envolvidos. A análise realizada foi qualitativa de cunho interpretativo e teve como pressupostos teóricos aspectos relacionados ao trabalho com tarefas em aulas de Matemática. A análise apresenta duas dimensões que emergiram dos dados no que tange aos elementos valorizados pelos professores, a constar: a constituição de um ambiente oportuno para aprendizagem matemática e a manutenção do nível de demanda cognitiva das tarefas.

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Biografia do Autor

André Luis Trevisan, UTFPR, Londrina.

Professor do Dep. de Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Trevisan, A. L., Vieira, A. F. M., & Baldini, L. A. F. (2020). Elementos valorizados por professores quando implementam tarefas em aulas de Matemática. Educação Matemática Em Revista, 25(69), 14-32. https://doi.org/10.37001/emr.v25i69.2462

Edição

Seção

Artigos