Calculadora, Padrão Matemático e Sistema de Numeração Decimal Atividades para anos iniciais

Autores

10.37001/emr.v26i72.2498

Resumo

Este artigo buscou investigar quais as contribuições do uso da calculadora para a compreensão do padrão matemático do Sistema de Numeração de Decimal. Os documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2019), recomendam a utilização desse instrumento didático para as aprendizagens matemáticas e, ainda assim, muitos professores não são favoráveis à esta ideia. A pesquisa se configura como qualitativa de cunho exploratório. Para tanto, aplicou-se uma atividade com quatro questões em duas classes do 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de Maceió. A análise de dados pautou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2016), e os resultados revelaram que a calculadora pode favorecer a observação e compreensão do padrão matemático dos alunos e corroboram para a urgência em levar para a sala de aula recursos tecnológicos visando contribuir com a aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2021-10-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Calculadora, Padrão Matemático e Sistema de Numeração Decimal Atividades para anos iniciais . (2021). Educação Matemática Em Revista, 26(72), 76-88. https://doi.org/10.37001/emr.v26i72.2498