SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS

Autores

  • GERALDO CLAUDIO BROETTO Instituto Federal do Espírito Santo
  • VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2618

Resumo

Este trabalho discute como questões relacionadas aos saberes movimentados na atividade docente de ensinar matemática impactam na formação do professor dessa disciplina. A primeira questão é de natureza ontológica e trata da natureza e especificidades do conhecimento matemático escolar. Argumentamos que esse conhecimento não se constitui apenas como uma reorganização didática do conhecimento científico nem como uma construção original da escola, mas como um conjunto de saberes e saberes associados à profissão docente. A segunda questão avança em relação à primeira esmiuçando os saberes necessários ao exercício da atividade docente, que vão além do conteúdo matemático, mas, mesmo quando se restringe a ele, mostramos que é necessário um domínio diferenciado do conteúdo quando se pretende ensiná-lo. A terceira questão trata dos impactos que as duas primeiras questões provocam (ou deveriam provocar) na formação dos professores de matemática. Finalizamos com uma aplicação das ideias discutidas anteriormente no ensino do conteúdo de números irracionais na educação básica.

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Biografia do Autor

GERALDO CLAUDIO BROETTO, Instituto Federal do Espírito Santo

IFES - Coordenadoria de Matemática

Mestre em Educação pela UFES - 2004

Doutorando em Educação pela UFES - 2015?

Publicado

2021-12-30

Como Citar

BROETTO, G. C., & PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, V. M. (2021). SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS. Educação Matemática Em Revista, 26(73), 109 - 131. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2618

Edição

Seção

Artigos