SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS

Autores

  • GERALDO CLAUDIO BROETTO gbroetto@gmail.com
    Instituto Federal do Espírito Santo
  • VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER profvaniasantoswagner@googlemail.com
10.37001/emr.v26i73.2618

Resumo

Este trabalho discute como questões relacionadas aos saberes movimentados na atividade docente de ensinar matemática impactam na formação do professor dessa disciplina. A primeira questão é de natureza ontológica e trata da natureza e especificidades do conhecimento matemático escolar. Argumentamos que esse conhecimento não se constitui apenas como uma reorganização didática do conhecimento científico nem como uma construção original da escola, mas como um conjunto de saberes e saberes associados à profissão docente. A segunda questão avança em relação à primeira esmiuçando os saberes necessários ao exercício da atividade docente, que vão além do conteúdo matemático, mas, mesmo quando se restringe a ele, mostramos que é necessário um domínio diferenciado do conteúdo quando se pretende ensiná-lo. A terceira questão trata dos impactos que as duas primeiras questões provocam (ou deveriam provocar) na formação dos professores de matemática. Finalizamos com uma aplicação das ideias discutidas anteriormente no ensino do conteúdo de números irracionais na educação básica.

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Biografia do Autor

  • GERALDO CLAUDIO BROETTO, Instituto Federal do Espírito Santo

    IFES - Coordenadoria de Matemática

    Mestre em Educação pela UFES - 2004

    Doutorando em Educação pela UFES - 2015?

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS. (2021). Educação Matemática Em Revista, 26(73), 109-131. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2618