Aliando o Pensamento Computacional com a Aritmética na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3592Palavras-chave:
Computação na Educação Básica, Matemática, Atividades DesplugadasResumo
Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática envolvendo o Pensamento Computacional associado a conteúdos de Aritmética, como divisão euclidiana, múltiplos e divisores. Após a elaboração da sequência didática, o estudo de caso foi realizado com 33 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, totalizando 13 horas-aula. Para coleta de dados, foram utilizados dois questionários, aplicados antes e após as intervenções, bem como um diário de bordo elaborado pelos pesquisadores, incluindo observações e falas dos estudantes durante a aplicação das atividades. A análise dos dados foi realizada seguindo a metodologia da análise de conteúdo de Bardin, por meio de categorias previamente definidas. Os resultados obtidos evidenciam melhoras significativas no desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos relacionados à divisão euclidiana, múltiplos e divisores de um número natural e na identificação e utilização dos pilares do Pensamento Computacional.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARR, Valerie., STEPHENSON, Chris. Bringing Computational Thinking to K-12: What is involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, 2(1), 48-54.
BRACKMANN, Christian P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017, 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
CORRÊA, Bruno S. Programando com scratch no ensino fundamental: uma possibilidade para a construção de conceitos matemáticos. 2021, 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
GUISSO, Luciana., GESSER, Marivete. Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 39, e186536, 1-16. 2019. https://doi.org/10.1590/1982-3703003186536.
GONZÁLEZ, Marcos R. Codigo alfabetización y pensamiento computacional en educación primaria y secundaria: validación de un instrumento y evaluación de programas. 2016, 720 f. Tese (doutorado em educação) – UNED, Espanha, 2016.
HENRIQUE, Mychelline S. et al. Proposta para Construção de Sequências Didáticas para aulas de Matemática com uma Atividade de Computação Desplugada. 2013. Anais do Congresso Internacional de Informática Educativa. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/369-374.pdf. Acesso em: 20 ago.2023.
HORBACH, Ivan C. Semelhança de triângulos: um estudo propositivo através do Scratch. 2020. 70 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, 2020.
MANNILA, Linda. Computational Thinking in K-9 Education. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273772180_Computational_Thinking_in_K-9_Education. Acesso em: 29 ago.2023.
PAPERT, S., SOLOMON, C. Twenty things to do with a computer. Educational Technology Magazine, 1972. Disponível em: http://www.stager.org/articles/twentythings.pdf. Acesso em 29 ago. 2023.
PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers, And Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.
PUCCI, Mariana O. O uso do Scratch para o ensino e aprendizagem de equações algébricas do primeiro grau. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó-SC, 2019.
SILVA, Leonardo C. L. A relação do Pensamento Computacional com o Ensino de Matemática na Educação Básica. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - PROFMAT) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2019.
WAPPLER, Fernanda P. Pensamento Computacional e Divisão Euclidiana: Possíveis Conexões na Aprendizagem. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó-SC, 2021.
WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33, 2006.
WING, Jeannette M. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, v. 366, n. 1881, p. 3717–3725, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.