Oficina de Resolução do Cubo de Rubik no Ensino Remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3600

Palavras-chave:

Cubo Mágico, Matemática, Oficinas, Ensino Médio

Resumo

O cubo mágico é um quebra-cabeça envolvente e intuitivo. Ele pode trazer novas possibilidades para o ensino-aprendizagem de matemática, especialmente, em geometria, análise combinatória e probabilidade. O cubo mágico ainda é pouco explorado nas aulas de matemática. Este relato explora as dinâmicas de oficinas de resolução do cubo mágico realizadas com estudantes e professores do Ensino Médio de uma escola pública da Grande Vitória – ES. As oficinas foram realizadas de forma virtual por meio de encontros síncronos. A experiência mostrou que é possível trabalhar a resolução do cubo mágico à distância, os participantes das oficinas mantem o foco e interesse durante todo o processo pelas interações, no entanto é preciso considerar alguns desafios como a necessidade de um tempo maior para sanar as dúvidas devido as especificidades da comunicação virtual e da projeção da câmera. Concluiu-se que a realização virtual de oficinas de resolução de cubo mágica é potente para alcançar um número maior de participantes, os participantes conseguiram compreender o método de resolução do cubo mágico e refletir sobre alguns conceitos geométricos relacionados ao cubo como face e aresta. Além disso, os participantes também refletiram sobre o conceito de combinação, na etapa de fechamento da terceira camada do cubo. Importante destacar que a experiência resultou em um material didático que está disponível, gratuitamente, no YouTube, podendo ser acessado por outros profissionais que desejam realizar experiência similar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Élia; DO CARMO, Basiliano. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p. 11-28, jan./jun. 2010. Disponível em: http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf. Acesso em: 2 ago. 2023.

CERPE, Renan. Método básico. Cubo Velocidade. [S.l.], 2020. Disponível em: https://cubovelocidade.com.br/tutorial/cubo-magico-3x3x3-metodo-basico-resolver-montar. Acesso em: 2 ago. 2023.

CONTIN, Alex. O cubo mágico pode ser um aliado nas aulas de matemática. Geekie. [S.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/cubo-magico. Acesso em: 2 ago. 2023.

GRANDO, Regina Celia. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da matemática. 1995. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253786. Acesso em: 2 ago. 2023.

SILVA, Arthur Henrique; LOPES, Gabriel Lucheze de Oliveira. Aspectos Históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar. Bocehm. Fortaleza, v. 8, n. 23, p. 593-608, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5081/4498. Acesso em: 2 ago. 2021.

SILVA, Jonas Laranjeira Saraiva; EVANGELISTA, Joil Ramos; SANTOS, Rafael Batista; MENDES, Paulo Muniz. Matemática Lúdica ensino fundamental e médio. Revista da Unifia. [S.l.], n. 6, p. 26-36, 2013. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/3matematica_ludica.pdf. Acesso em: 3 ago. 2023.

SPEEDSOLVING. Layer by layer. Speedsolving Wiki. [S.l.], 2020. Disponível em: https://www.speedsolving.com/wiki/index.php/Layer_by_layer. Acesso em: 2 ago. 2023

VICENTE, Huérllen. O Uso do Cubo Mágico Para o Ensino da Geometria Plana e Espacial no Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Piauí, Teresina. Disponível em: https://repositorio.ufpi.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/638/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Hu%c3%a9rllen%20Final.pdf?sequence=1. Acesso em: 2 ago. 2023.

ZANELLA, Ana Claudia da Silva; ROCHA, Flavia Sucheck Mateus. Dificuldades na aprendizagem Matemática. Cadernos Intersaberes. Curitiba, v. 9, n. 22, 2020. Disponível em: https://cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1646. Acesso em: 2 ago. 2023.

Publicado

2024-08-26

Como Citar

da Costa Barbosa, A., Bautz, B. W. de S. ., & Kill, J. P. B. . (2024). Oficina de Resolução do Cubo de Rubik no Ensino Remoto. Educação Matemática Em Revista, 29(84), 1-16. https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3600

Edição

Seção

Relatos de Experiência