Oficina de Resolução do Cubo de Rubik no Ensino Remoto
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3600Palavras-chave:
Cubo Mágico, Matemática, Oficinas, Ensino MédioResumo
O cubo mágico é um quebra-cabeça envolvente e intuitivo. Ele pode trazer novas possibilidades para o ensino-aprendizagem de matemática, especialmente, em geometria, análise combinatória e probabilidade. O cubo mágico ainda é pouco explorado nas aulas de matemática. Este relato explora as dinâmicas de oficinas de resolução do cubo mágico realizadas com estudantes e professores do Ensino Médio de uma escola pública da Grande Vitória – ES. As oficinas foram realizadas de forma virtual por meio de encontros síncronos. A experiência mostrou que é possível trabalhar a resolução do cubo mágico à distância, os participantes das oficinas mantem o foco e interesse durante todo o processo pelas interações, no entanto é preciso considerar alguns desafios como a necessidade de um tempo maior para sanar as dúvidas devido as especificidades da comunicação virtual e da projeção da câmera. Concluiu-se que a realização virtual de oficinas de resolução de cubo mágica é potente para alcançar um número maior de participantes, os participantes conseguiram compreender o método de resolução do cubo mágico e refletir sobre alguns conceitos geométricos relacionados ao cubo como face e aresta. Além disso, os participantes também refletiram sobre o conceito de combinação, na etapa de fechamento da terceira camada do cubo. Importante destacar que a experiência resultou em um material didático que está disponível, gratuitamente, no YouTube, podendo ser acessado por outros profissionais que desejam realizar experiência similar.
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