Educação matemática inventiva: a robótica como dispositivo provocador da aprendizagem em geometria
Palavras-chave:
Formação inventiva de professores, Aprendizagem inventiva, Residência pedagógica, Ensino remoto, Tecnologia educacionalResumo
O presente artigo discorre a respeito do uso da robótica em tempos de distanciamento social provocado pela covid-19. Nesta pesquisa teve como objetivo usar a robótica como dispositivo provocador da aprendizagem de conceitos geométricos, com quatro turmas de alunos do 9º (nono) ano, do Ensino Fundamental do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CPMG) – Pedro Ludovico, no munício de Quirinópolis-GO. Nossas ações e práticas foram produzidas no espaço-tempo do Programa Federal Residência Pedagógica – CAPES, durante a construção e a programação de um robô seguidor de linha capaz de se deslocar por uma maquete que construímos e denominamos como mundo inventivo. Após essa etapa produzimos um vídeo e alguns problemas inventivos relacionados ao mesmo, ambos usados, para compor nossa Proposta de Aprendizagem com o Uso da Robótica, que foi produzida de forma colaborativa e compartilhada com os alunos por meio da plataforma digital Google Meet, durante o projeto de extensão “Matemática com Robótica”, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Quirinópolis. Os dados produzidos foram cartografados segundo a metodologia proposta por Passos, Kastrup & Escóssia (2015), e analisados durante o projeto de pesquisa “EMIR: Educação Matemática Inventiva com Robótica”, com base teórica nas concepções de Educação Matemática Inventiva (Silva & Souza Jr, 2019, 2020a, 2020b). Diagnosticamos que os residentes pedagógicos utilizaram o Robô Seguidor de Linha como um dispositivo na invenção de problemas e concomitantemente para a invenção de mundos. Nesse trabalho apresentamos o estudo de dois cenários de aprendizagem materializados em maquetes, onde os mesmos foram explorados remotamente com alunos da educação básica.
Downloads
Referências
DIAS, R. O. Formação Inventiva de Professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
DELEUZE, G. O que é um dispositivo? In: DELEUZE, G. O mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996, p. 83-96.
KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. DisponÃvel em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/261>. Acesso em: 14 jan. 2022.
MATARIĆ, M. J. Introdução à robótica / tradução Humberto Ferasoli Filho, José Reinaldo Silva, Silas Franco dos Reis Alves. São Paulo: Editora Unesp/Blucher, 2014.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. 207 p.
SILVA, M. R. SOUZA JR, A. J. O uso da robótica na perspectiva da educação matemática inventiva. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 406-420. 2020a. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654828. DisponÃvel em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654828>. Acesso em: 30 nov. 2021.
SILVA, M. R. SOUZA JR, A. J. Educação Matemática Inventiva: interfaces entre universidade e escola. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, p. 212-224, 2020a. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2463. DisponÃvel em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2463>. Acesso em: 07 jan. 2022.
SILVA, M. R. SOUZA JR, A. J. Experiência com robótica educacional no estágio docência: uma perspectiva inventiva para formação inicial dos professores de matemática. 2020. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.222. DisponÃvel em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29034>. Acesso em: 10 fev. 2022.
SILVA, M. R. SOUZA JR, A. J. Educação Matemática Inventiva: fruto de uma pesquisa com o uso de robótica no estágio-docência. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2019. Cuiabá-MT. Portal de eventos - sbem / Mato Grosso. DisponÃvel em: <https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/681>. Acesso em: 12 fev. 2022.