Ensino Exploratório de Matemática e o uso do GeoGebra para desenvolver conceitos da função afim: proposta de aula
Palavras-chave:
Ensino Exploratório de Matemática, GeoGebra, Função Afim, Proposta de aula, Ensino MédioResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de aula que utilize da metodologia de Ensino Exploratório de Matemática e do software de geometria dinâmica Geogebra para facilitar o aprendizado de conceitos advindos da função afim. Como problema de pesquisa tem-se: Como propor uma aula que utilize do Ensino Exploratório de Matemática e do Geogebra para facilitar o aprendizado de conceitos advindos da função afim? O percurso metodológico é pautado no planejamento de aula que leve em consideração o público-alvo que é para o Médio; mais precisamente, com os alunos do 1º ano, pois a proposta de aula está voltada para o conteúdo de função afim, do qual faz parte do currículo escolar da referida série. A proposta de aula foi pensada conforme as quatro etapas da metodologia de Ensino Exploratório da Matemática na perspectiva de Canavarro, Oliveira e Menezes (2012), estes quais são: ‘Introdução da tarefa’, é ‘Realização da tarefa’, ‘Discussão da tarefa’ e ‘Sistematização das aprendizagens matemáticas’. Além disso, foi utilizado o livro de Iezzi et al. (2016); além de auxiliado pelo software GeoGebra. Como conclusões, pode-se destacar que é viável um planejamento de aula que se paute na metodologia de Ensino Exploratório de Matemática para desenvolver conceitos de função afim, amparado e auxiliado pelo software GeoGebra seja qual for o suporte tecnológico: computador/notebook, tablet ou smartphone.
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