Ensino Exploratório de Matemática e o uso do GeoGebra para desenvolver conceitos da função afim: proposta de aula

Autores

10.56938/rceem.v1i2.3216

Palavras-chave:

Ensino Exploratório de Matemática, GeoGebra, Função Afim, Proposta de aula, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de aula que utilize da metodologia de Ensino Exploratório de Matemática e do software de geometria dinâmica Geogebra para facilitar o aprendizado de conceitos advindos da função afim. Como problema de pesquisa tem-se: Como propor uma aula que utilize do Ensino Exploratório de Matemática e do Geogebra para facilitar o aprendizado de conceitos advindos da função afim?  O percurso metodológico é pautado no planejamento de aula que leve em consideração o público-alvo que é para o Médio; mais precisamente, com os alunos do 1º ano, pois a proposta de aula está voltada para o conteúdo de função afim, do qual faz parte do currículo escolar da referida série. A proposta de aula foi pensada conforme as quatro etapas da metodologia de Ensino Exploratório da Matemática na perspectiva de Canavarro, Oliveira e Menezes (2012), estes quais são: ‘Introdução da tarefa’, é ‘Realização da tarefa’, ‘Discussão da tarefa’ e ‘Sistematização das aprendizagens matemáticas’. Além disso, foi utilizado o livro de Iezzi et al. (2016); além de auxiliado pelo software GeoGebra. Como conclusões, pode-se destacar que é viável um planejamento de aula que se paute na metodologia de Ensino Exploratório de Matemática para desenvolver conceitos de função afim, amparado e auxiliado pelo software GeoGebra seja qual for o suporte tecnológico: computador/notebook, tablet ou smartphone.

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Biografia do Autor

  • Marilia Maia Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    É licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), concluído em 2010. Em 2012, concluiu a especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), concluído em 2014. Ainda é formada em licenciatura em Pedagogia (UNINASSAU), em 2022. Já foi professora das escolas do estado do Ceará, e, também, das escolas municipais de Fortaleza. Atualmente, é professora de Educação Matemática da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa MultiMeios da Faculdade de Educação da UFC, e membro do Grupo de pesquisa Educação On-line MultiMeios (GEOnM) da mesma instituição. Uma das organizadoras dos dois tomos do livro EaD no Estado do Ceará: história, memória e experiências formativas. Tem experiência na área de Educação, no qual estuda principalmente os seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática, metodologias de ensino, EaD on-line, tecnologias aplicadas à educação matemática.

  • Isaque Garcia Penha, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

    Graduando em licenciatura em Matemática Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

2022-10-20

Como Citar

Ensino Exploratório de Matemática e o uso do GeoGebra para desenvolver conceitos da função afim: proposta de aula. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–20, 2022. DOI: 10.56938/rceem.v1i2.3216. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/3216. Acesso em: 6 out. 2025.