Minicurso de produção de vídeos didáticos em um curso de Licenciatura em Matemática
Palavras-chave:
Formação de Professores, Matemática, Pandemia, Vídeo, TDICResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm ocupado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Um acontecimento marcante que acentuou a utilização das TDIC foi a pandemia do COVID-19, com início no ano de 2019. Neste período, uma TDIC que ganhou destaque foi o vídeo, uma vez que essa ferramenta auxilia o professor em aulas síncronas e assíncronas. Neste artigo temos por objetivo apresentar e discutir o uso das TDIC, especialmente a produção de vídeos didáticos na formação inicial de professores de matemática. Os dados foram produzidos a partir de um minicurso dentro do Encontro Sobralense de Ciências e Matemática (ESCM) em colaboração com o Laboratório de Vídeos Didáticos de Matemática (LAVID) de uma universidade pública no interior do estado do Ceará. As informações foram colhidas na observação das atividades e nas respostas advindas de um questionário de avaliação aplicado ao final do minicurso. Percebeu-se a importância da inserção das TDIC no ensino, de maneira específica, o vídeo, destacando-se a relevância dos laboratórios de vídeos didáticos nas universidades, em específico nos cursos de licenciatura. No entanto, é indispensável a preparação do professor, advinda da formação inicial ou continuada, além de suporte quanto aos materiais e a internet.
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Referências
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