Minicurso de produção de vídeos didáticos em um curso de Licenciatura em Matemática

Autores

10.56938/rceem.v3i6.4249

Palavras-chave:

Formação de Professores, Matemática, Pandemia, Vídeo, TDIC

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm ocupado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Um acontecimento marcante que acentuou a utilização das TDIC foi a pandemia do COVID-19, com início no ano de 2019. Neste período, uma TDIC que ganhou destaque foi o vídeo, uma vez que essa ferramenta auxilia o professor em aulas síncronas e assíncronas. Neste artigo temos por objetivo apresentar e discutir o uso das TDIC, especialmente a produção de vídeos didáticos na formação inicial de professores de matemática. Os dados foram produzidos a partir de um minicurso dentro do Encontro Sobralense de Ciências e Matemática (ESCM) em colaboração com o Laboratório de Vídeos Didáticos de Matemática (LAVID) de uma universidade pública no interior do estado do Ceará. As informações foram colhidas na observação das atividades e nas respostas advindas de um questionário de avaliação aplicado ao final do minicurso. Percebeu-se  a importância da inserção das TDIC no ensino, de maneira específica, o vídeo, destacando-se a relevância dos laboratórios de vídeos didáticos nas universidades, em específico nos cursos de licenciatura. No entanto, é indispensável a preparação do professor, advinda da formação inicial ou continuada, além de suporte quanto aos materiais e a internet.

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Biografia do Autor

  • Ramone Freire de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

  • Márcio Nascimento da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    Graduado (2001) e mestre (2003) em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutor em Educação (2023) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) desde 2005. Experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, formação de professores, uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Matemática e produção de vídeos didáticos para o ensino de Matemática. Coordenador de área do subprojeto de Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) da UVA entre abril de 2010 e fevereiro de 2018 e atualmente coordenador do Laboratório de Vídeos Didáticos (LAVID) do curso de Licenciatura em Matemática da UVA. Atualmente é o diretor do Departamento de Ensino de Graduação da UVA.

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Publicado

2024-12-21

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Minicurso de produção de vídeos didáticos em um curso de Licenciatura em Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 1–14, 2024. DOI: 10.56938/rceem.v3i6.4249. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4249. Acesso em: 22 ago. 2025.