Ciclo investigativo PPDAC e o ensino de Estatística: utilizando uma sequência de ensino
Palavras-chave:
Ciclo investigativo, Ensino de matemática, Sequência de Ensino, Google Classroom, G-formsResumo
Este relato de experiência teve por objetivo investigar como uso do Ciclo Investigativo PPDAC no ensino de estatística pode contribuir com a interação dos discentes do 1º ano do ensino médio de uma escola do Sul da Bahia com o Google Classroom e G-forms, utilizando uma Sequência de Ensino. Metodologicamente, o estudo envolveu a participação de vinte e cinco estudantes em oito encontros assíncronos, no período de trinta dias aproximadamente. Esses encontros foram organizados a partir do Ciclo Investigativo PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão) de Wild e Pfannkuch. Dessa maneira, as discussões coletivas e a ação desenvolvida com os próprios estudantes, possibilitou uma aprendizagem experimental conceitual, buscando a resolução dos problemas apresentados, além, da utilização das ferramentas tecnológicas Classroom e G-forms, para a promoção de um ensino de matemática mais participativo. Vale destacar que os resultados da pesquisa também apontaram a necessidade de repensar a interação entre os estudantes por meio das plataformas e até mesmo a integração das tecnologias na disciplina pensando em um ensino colaborativo. Sendo assim, é importante refletir sobre como a tecnologia pode ser utilizada de forma aprimorada para melhorar, motivar e dar sentido ao ensino e à aprendizagem da matemática, considerando seus diversos contextos e realidades para observar e descrever a interação dos estudantes com o Google Classroom e G-forms.
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