Análise à Priori de uma Sequência Didática sobre Polígonos em Mosaicos na EJA Mediada por Materiais Manipuláveis

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Teoria das Situações Didáticas, Materiais Manipuláveis

Resumo

O artigo apresenta a análise à priori de uma atividade integrante de uma sequência didática voltada ao ensino de geometria, com foco em polígonos em mosaicos, desenvolvida para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi investigar as contribuições de uma proposta baseada na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e mediada por materiais manipuláveis para o ensino desse conteúdo. A TSD valoriza o protagonismo do aluno na construção do conhecimento por meio da resolução de problemas. Foram utilizados kits de polígonos regulares como recurso didático, a fim de tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa. A atividade proposta estimula o raciocínio geométrico e algébrico, exigindo o cálculo de ângulos internos com base no conceito de volta completa (360º). A metodologia adotada seguiu princípios da Engenharia Didática, com foco nas fases de concepção e análise à priori. O estudo conclui destacando a importância da aplicação prática da sequência em sala de aula para validar os resultados e fortalecer o uso da matemática em contextos reais.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SERRA, Lorena da Paixão; JESUS, Gilson Bispo de. Análise à Priori de uma Sequência Didática sobre Polígonos em Mosaicos na EJA Mediada por Materiais Manipuláveis. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1006.. Acesso em: 13 set. 2025.