Análise à Priori de uma Sequência Didática sobre Polígonos em Mosaicos na EJA Mediada por Materiais Manipuláveis
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Teoria das Situações Didáticas, Materiais ManipuláveisResumo
O artigo apresenta a análise à priori de uma atividade integrante de uma sequência didática voltada ao ensino de geometria, com foco em polígonos em mosaicos, desenvolvida para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi investigar as contribuições de uma proposta baseada na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e mediada por materiais manipuláveis para o ensino desse conteúdo. A TSD valoriza o protagonismo do aluno na construção do conhecimento por meio da resolução de problemas. Foram utilizados kits de polígonos regulares como recurso didático, a fim de tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa. A atividade proposta estimula o raciocínio geométrico e algébrico, exigindo o cálculo de ângulos internos com base no conceito de volta completa (360º). A metodologia adotada seguiu princípios da Engenharia Didática, com foco nas fases de concepção e análise à priori. O estudo conclui destacando a importância da aplicação prática da sequência em sala de aula para validar os resultados e fortalecer o uso da matemática em contextos reais.
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