Uma proposta de ensino de grandezas e medidas nas turmas de EPJAI a partir de uma oficina

Autores

  • Tiago Luz Ribeiro Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Maria Fernanda de Almeida Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Luisa Ramos de Almeida Gottschall Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Karla Thais Monção Malheiros Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor https://orcid.org/0009-0002-0072-014X
  • Gabriela França Lacerda Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

EPJAI, Educação Matemática, Grandezas e Medidas

Resumo

Este relato tem por objetivo apresentar uma experiência e resultados de uma oficina que trabalha o conteúdo de grandezas e medidas numa turma de educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). Realizada num colégio estadual localizado na cidade de Vitória da Conquista/BA, a oficina foi requisito avaliativo da disciplina de Prática Comum Curricular IV. O objetivo desta oficina foi contribuir para a Educação Matemática no processo formativo dos educandos da modalidade EPJAI, valorizando os seus conhecimentos prévios acerca da Matemática e dando ênfase ao conteúdo de grandezas e medidas e, como contrapartida, buscar fornecer uma relação mais próxima em nossa formação com a comunidade externa à universidade. Desta forma, foi elaborado um material didático que englobava a presença da Matemática na cozinha, com exemplos realista e próximos aos educandos para que fosse possível desenvolver um debate entre todos os presentes na sala de aula e notar o nível de reconhecimento da Matemática em seus cotidianos. Por fim, este trabalho busca apresentar uma experiência de diálogos, construção e reconstrução de conhecimentos matemáticos acerca do ensino de grandezas e medidas nas turmas de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.

FREITAS, Adriano Vargas. Educação matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010). 2013. 360 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

SOUSA, J. D. S.; SALES, S. R. Educação de jovens e adultos: Políticas e práticas educativas. UFRRJ, Rio de Janeiro, NAU Editora: EDUR. 2011. 240p.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SOUZA, Tiago Luz Ribeiro; LIMA, Maria Fernanda de Almeida; GOTTSCHALL, Luisa Ramos de Almeida; MALHEIROS, Karla Thais Monção; LACERDA, Gabriela França. Uma proposta de ensino de grandezas e medidas nas turmas de EPJAI a partir de uma oficina. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/101.. Acesso em: 18 fev. 2025.