Uma proposta de ensino de grandezas e medidas nas turmas de EPJAI a partir de uma oficina
Palavras-chave:
EPJAI, Educação Matemática, Grandezas e MedidasResumo
Este relato tem por objetivo apresentar uma experiência e resultados de uma oficina que trabalha o conteúdo de grandezas e medidas numa turma de educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). Realizada num colégio estadual localizado na cidade de Vitória da Conquista/BA, a oficina foi requisito avaliativo da disciplina de Prática Comum Curricular IV. O objetivo desta oficina foi contribuir para a Educação Matemática no processo formativo dos educandos da modalidade EPJAI, valorizando os seus conhecimentos prévios acerca da Matemática e dando ênfase ao conteúdo de grandezas e medidas e, como contrapartida, buscar fornecer uma relação mais próxima em nossa formação com a comunidade externa à universidade. Desta forma, foi elaborado um material didático que englobava a presença da Matemática na cozinha, com exemplos realista e próximos aos educandos para que fosse possível desenvolver um debate entre todos os presentes na sala de aula e notar o nível de reconhecimento da Matemática em seus cotidianos. Por fim, este trabalho busca apresentar uma experiência de diálogos, construção e reconstrução de conhecimentos matemáticos acerca do ensino de grandezas e medidas nas turmas de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.
FREITAS, Adriano Vargas. Educação matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010). 2013. 360 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
SOUSA, J. D. S.; SALES, S. R. Educação de jovens e adultos: Políticas e práticas educativas. UFRRJ, Rio de Janeiro, NAU Editora: EDUR. 2011. 240p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.