Um relato de experiência sobre a modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Meio Ambiente, Educação básicaResumo
O presente trabalho relata uma experiência vivenciada por quatro alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública da Bahia. A experiência foi desenvolvida em uma turma da 2.º ano do novo Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino localizada em Feira de Santana-BA. Os alunos divididos em grupos realizaram a atividade de Modelagem no próprio horário de aula, com orientação dos professores. No decorrer da atividade foram discutidos conceitos como proporção, função e noções de estatística. Como resultado não se observou maior envolvimento dos estudantes com o processo, pois o tempo de aplicação foi demasiadamente curto, e poucos alunos se mostraram dispostos a aprender e discutir de uma forma crítica e reflexiva. Por ter sido a nossa primeira experiência em modelagem matemática, consideramos pertinente divulgar nossas percepções.
Referências
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SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001, Coleção Perspectivas em Educação Matemática, SBEM, 160 p.
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