Um passo à frente no museu das obras digitais: Uma visita às funções quadráticas por meio das ferramentas digitais

Autores

  • Rodrigo Costa de Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Claudiele Ferreira de Jesus Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana Autor https://orcid.org/0009-0009-2615-8774
  • Matheus Calixto de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Natanael Lima Costa Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Artur Vinicius Andrade Carneiro Universidade Estadual de Feira de Santana Autor https://orcid.org/0009-0003-5471-3882

Palavras-chave:

Instrumentalização, Orquestração Instrumental, Funções Quadráticas, Tecnologia, Minicurso, Ensino

Resumo

O objetivo desse minicurso é instrumentalizar diferentes ferramentas tecnológicas para o ensino de funções quadráticas. Para isso, iremos abordar as principais características das funções quadráticas calculadoras gráficas, mesas digitalizadoras, o aplicativo Desmos e o software Geogebra para e desenvolver a gêneses instrumental das seguintes tecnologias: calculadoras gráficas, mesas digitalizadoras, aplicativo Desmos e o software Geogebra. O minicurso possui um caráter qualitativo e usa como principal metodologia a Teoria da Orquestração Instrumental (TOI), formulada por Trouche (2004). Por fim, esperamos como resultado desse minicurso proporcionar aos participantes a instrumentação de diferentes tecnologias para o uso no ensino de matemática, possibilitando o uso efetivo das ferramentas tecnológicas durante o processo de ensino e aprendizagem de funções quadráticas.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

CARVALHO, Rodrigo Costa de; ARAÚJO, Claudiele Ferreira de Jesus; OLIVEIRA, Matheus Calixto de; COSTA, Natanael Lima; CARNEIRO, Artur Vinicius Andrade. Um passo à frente no museu das obras digitais: Uma visita às funções quadráticas por meio das ferramentas digitais. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–4, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1021.. Acesso em: 13 set. 2025.