Sistema de coordenadas no primeiro quadrante do plano cartesiano: uma proposta de oficina mediada via GeoGebra Sala de Aula

Autores

Palavras-chave:

Plano Cartesiano, Primeiro Quadrante, GeoGebra, Ensino Fundamental, Exploração

Resumo

Este minicurso propõe uma introdução ao plano cartesiano (primeiro quadrante) por meio de atividades investigativas no GeoGebra Sala de Aula, voltadas para alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir de contextos não numéricos, os participantes exploram de forma progressiva conceitos como eixos, escalas e coordenadas, finalizando com jogos interativos que reforçam a localização de pontos no plano cartesiano. A metodologia integra a exploração individual das construções no ambiente GeoGebra e momentos de socialização, promovendo a construção da compreensão matemática e, secundariamente, refletindo sobre o uso pedagógico de tecnologias digitais, como o GeoGebra Sala de Aula.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

FILHO, Vilemar Fragas dos Reis; RODRIGUES, Gabriel Angelo de Paula; SOUZA, Gabriel da Costa; FARIAS, Ronald Lima. Sistema de coordenadas no primeiro quadrante do plano cartesiano: uma proposta de oficina mediada via GeoGebra Sala de Aula. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1026.. Acesso em: 13 set. 2025.