Desenvolvimento do pensamento algébrico na educação básica utilizando o Algeplan

Autores

Palavras-chave:

Algeplan, Álgebra, Linguagem algébrica, Evolução, Polinômios

Resumo

Neste minicurso, vamos percorrer a trajetória da linguagem algébrica, desde suas origens até a fase simbólica, destacando como essa evolução impacta o ensino da álgebra e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. O objetivo principal é apresentar uma proposta para auxiliar no ensino de operações com polinômios. Ademais, vamos explorar o Algeplan, uma ferramenta didática que pode tornar o aprendizado das operações com polinômios mais compreensível. Durante o minicurso, propomos uma abordagem interativa, a qual todos terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir ideias e colaborar na resolução de atividades práticas. A ideia é criar um ambiente de aprendizado dinâmico, o qual a troca de conhecimentos possa ajudar a superar os possíveis desafios do ensino da álgebra. Além disso, espera-se ao final desse minicurso,  refletir  sobre como o Algeplan pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem  da álgebra de forma mais eficiente e com maior significado na Educação Básica.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

JURITI, Darlene Silva; TEIXEIRA, Ludmila Araújo da Silva; JESUS, Mariana Ferreira de. Desenvolvimento do pensamento algébrico na educação básica utilizando o Algeplan. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1028.. Acesso em: 13 set. 2025.