A modelagem como metodologia no ensino da Matemática na XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática

Autores

  • Luana Souza dos Reis Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Gessica Oliveira dos Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Mirian Ferreira de Brito Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Ensino Fundamental, Modelagem Matemática

Resumo

A matemática está presente em todas as atividades da vida diária das pessoas e impulsiona estudos e pesquisas a cada dia em busca de metodologias e estratégias que melhorem a aprendizagem, especialmente, no ensino fundamental, a exemplo da modelagem matemática. Neste sentido, este trabalho procurou fazer uma análise de artigos publicados nos anais da XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática que discutem a modelagem matemática como metodologia para os anos finais do ensino fundamental. A partir de uma revisão de literatura numa abordagem qualitativa, buscou-se o estado do conhecimento de artigos relacionados à temática e publicados neste evento. A Conferência publicou noventa e quatro artigos sobre modelagem nas modalidades de Relato de Experiência e Comunicações Científicas. Deste modo, nos propusemos a analisar dentre os quarenta e dois Relatos, três artigos que enfatizavam experiências de práticas em sala de aulas e que traziam o ensino fundamental nessas experiências. Os relatos analisados articularam a modelagem matemática com filme, futebol e anime, sapatos e alturas de pessoas e, com as práticas de ensino de graduando em Matemática numa escola municipal, comprovando assim a importante metodologia que pode favorecer a aprendizagem.

Referências

BENTO, Luiz Fernando; LIMA, Rafael da Cunha. Um relato de experiência sobre a modelagem matemática: aspectos vivenciados em sala de aula. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 11, 2019, Belo Horizonte. Anais... Minas Gerais-UFMG, p. 1-13, 2019. http://eventos.sbem.com.br/index.php/cnmem/2019/paper/viewFile/622/915. Acesso em: 01 jun. 2023.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem matemática – um método científico de pesquisa ou uma estratégia de ensino e aprendizagem? Cap 1. In: Modelagem matemática – uma investigação, 2002. Disponível em: https://www.academia.edu/33662311/Modelagem_Matematica_uma_investiga%C3%A 7%C3%A3o_BASSANEZI_2002_. Acesso em: 30 de maio 2023.

CIFUENTES, José Carlos; NEGRELLI, Leônia Gabardo. Uma Interpretação epistemológica do processo de modelagem matemática: implicações para a matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 42, p. 791-815, ago. 2012.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/9WP8tcSC7FvWD9ZJmHGLLgv/?format=pdf&lang= pt. Acesso em: 30 de maio 2023.

CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA, 24 a 26 ago. 2023. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cnmem/. Acesso em: 30 de maio 2023.

GIRALDI, Olga Cristina Penetra; SANT’ANA, Alvino Alves. A Matemática em todo lugar: Uma experiência em um ambiente de aprendizagem de modelagem Matemática.

In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 11, 2019, Belo Horizonte. Anais... Minas Gerais-UFMG, p. 1-13, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/cnmem/2019/paper/viewFile/184/891. Acesso em: 30 de maio 2023.

GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação, EAD, 2014. Disponível em: https://docente.ifsc.edu.br/luciane.oliveira/MaterialDidatico/P%C3%B3s%20Gest%C3

%A3o%20Escolar/Legisla%C3%A7%C3%A3o%20e%20Pol%C3%ADticas%20P%C3

%BAblicas/Manual%20de%20Pesquisa%20Qualitativa.pdf. Acesso em: 27 de maio 2023.

MENEZES, Rhômulo Oliveira. BNCC e modelagem matemática: relato de uma atividade desenvolvida com uma turma do 6.º ano do Ensino Fundamental. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 11, 2019, Belo Horizonte. Anais... Minas Gerais-UFMG, p. 1-12, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/cnmem/2019/paper/viewFile/197/899. Acesso em: 01 jun. 2023.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2,

p. 154-164, 2014. Disponível em: https://scholar.google.pt/scholar. Acesso em: 25 de maio 2023.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996. Disponível em: https://www.academia.edu/8171621/PESQUISA_QUALITATIVA_CARACTER%C3% 8DSTICAS_USOS_E_POSSIBILIDADES. Acesso em: 30 de maio 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

REIS, Luana Souza dos; SANTOS, Gessica Oliveira dos; BRITO, Mirian Ferreira de. A modelagem como metodologia no ensino da Matemática na XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/103.. Acesso em: 27 mar. 2025.