Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: uma perspectiva de trabalho baseada no diálogo e na escuta
Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino de Pessoas Jovens Adultos e Idosos, Paulo FreireResumo
A Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas se apresenta como uma perspectiva de trabalho, na qual o ensino de Matemática na sala de aula dessa modalidade, deve ser proposto por uma ação conjunta baseada no diálogo e escuta entre educadores e educandos, mediados pelo mundo. Diante disso, a mesa de experiência tem como objetivo apresentar e discutir sobre trabalhos desenvolvidos numa perspectiva da Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, por meio das vivências de dois docentes e uma educadora em formação. A primeira experiência traz questões relacionadas ao ensino superior na formação inicial e continuada de educadores que lecionam Matemática no contexto da modalidade. Outra foi desenvolvida em uma escola municipal, que tem a preocupação de orientar ações na perspectiva da Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, e a terceira, a vivência na formação inicial no desenvolvimento de Projeto de Modelagem. As experiências relatadas destacam que essa perspectiva promoveu, por meio do diálogo e escuta, a aprendizagem dos conteúdos matemáticos, devido a construção coletiva de um ambiente inclusivo. Tal espaço visa por meio das situações reais e cotidianas da vida dos educandos, a promoção de uma abordagem dos seus conhecimentos prévios, aproximando estes dos conteúdos escolares.
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