Rapunzel em Cena – Uma Abordagem Matemática com o  Uso do Geogebra

Autores

  • Nicole Santos Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana Autor https://orcid.org/0009-0006-3734-4212
  • Rebeca Medeiros dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Jennyfer Trindade Rocha Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Educação Matemática, Literatura infantil, Transformações Gráficas, Tecnologia, Funções

Resumo

O minicurso propõe uma abordagem lúdica para o ensino de transformações gráficas de funções,  utilizando uma releitura do conto infantil Rapunzel. A partir da adaptação da narrativa, os  participantes serão conduzidos a uma jornada de aprendizado que relaciona elementos da história com  conceitos matemáticos, favorecendo a construção do conhecimento por meio da contextualização e  do uso de tecnologias. A estratégia didática visa tornar o aprendizado mais acessível e motivador,  explorando o uso do aplicativo geogebra para visualização gráfica. O minicurso é voltado para  professores, licenciandos e estudantes da educação básica, proporcionando uma experiência interativa  e significativa no ensino da matemática.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

FREITAS, Nicole Santos; SANTOS, Rebeca Medeiros dos; ROCHA, Jennyfer Trindade. Rapunzel em Cena – Uma Abordagem Matemática com o  Uso do Geogebra. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1051.. Acesso em: 13 set. 2025.