A Literatura de Cordel e a interdisciplinaridade nas aulas de Matemática: entre versos, prosas e rimas

Autores

  • Gerson dos Santos Farias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Thiago Campos Assunção Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Roberto de Araújo Santos Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista Autor

Palavras-chave:

Contação de Histórias, Ambiente Interdisciplinar, Ensino de Matemática

Resumo

O projeto Literatura de Cordel na Aula de Matemática apresenta uma possibilidade para educandos e educadores trabalharem com a poesia popular nas escolas, por meio desse gênero literário é possível discutir acontecimentos históricos, políticos e sociais, no contexto das aulas de Matemática. Frente ao exposto, com nossas escritas temos como objetivo relatar as experiências do projeto Literatura de Cordel na Aula de Matemática, a partir do viés da interdisciplinaridade. Como aportes teóricos norteadores, dialogamos com estudos que tematizam a interdisciplinaridade como sendo uma atitude, que exige novas posturas, com relação à concepção e produção de conhecimento, a união entre teoria e prática, bem como a constante reflexão sobre a prática docente. Para isso, propomos, inicialmente, um diálogo sobre interdisciplinaridade e seus desdobramentos em nosso projeto, aqui neste tópico iniciado, seguidos da relação possível entre Contação de Histórias, Cordel e Matemática e, por fim, reflexões sobre a vivência do Projeto “Sertão: Do Cordel ao São João”, que foi desenvolvido em uma escola da rede pública municipal de Vitória da Conquista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, Débora de Oliveira; GRANDO, Regina Célia. Contando histórias nas aulas de Matemática: produção/mobilização de conceitos na perspectiva da resolução de problemas. Trabalho apresentado na 26a Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em :12 jun. 2023.

CAFÉ, ngela Barcellos. Dos Contadores de histórias e das histórias dos contadores. 2000, 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991. Coleção Educar. v. 13.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

TRIGUEIRO, Ana Nonato; SANTOS, Rodiney Marcelo Braga dos. Estudo dos sólidos geométricos por meio do gênero literário popular “cordel”: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de matemática. In: XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2019, Medellín. XV CIAEM, 2019.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Mesa de Experiência

Como Citar

FARIAS, Gerson dos Santos; ASSUNÇÃO, Thiago Campos; SANTOS, Roberto de Araújo. A Literatura de Cordel e a interdisciplinaridade nas aulas de Matemática: entre versos, prosas e rimas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/108.. Acesso em: 9 jan. 2026.

##plugins.generic.shariff.share##