Laboratório de Educação Matemática (LEM) como ambiência potencialmente formativa do professor que ensina Matemática

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas Autor
  • Américo Junior Nunes da Silva Silva Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Ilvanete dos Santos de Souza Prefeitura Municipal de Barreiras Autor

Palavras-chave:

Formação de professor, LEM, Ensino de Matemática

Resumo

Nesta mesa, temos como foco o Laboratório de Educação Matemática (LEM) enquanto ambiência potencialmente formativa do professor que ensina/ensinará Matemática. O objetivo consiste em colaborar com reflexões sobre algumas experiências formativas no contexto do LEM com professores que ensinam/ensinarão Matemática. A discussão está estruturada na (inter)relação do LEM como ambiência formativa em três momentos: i) disciplina de Saberes e Didática do Ensino da Matemática 1 no curso de Pedagogia (Ufal);

  1. ii) experiências formativas frente do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM), da Uneb, Campus VII e iii) projeto de extensão: reuniões técnico pedagógicas com professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais. Desse modo, mostraremos resultados de implementações que foram feitas na formação inicial e continuada com professores que ensinam/ensinarão Matemática referente ao papel do LEM e suas implicações para o contexto formativo.

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Mesa de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Carloney Alves de; SILVA, Américo Junior Nunes da Silva; SOUZA, Ilvanete dos Santos de. Laboratório de Educação Matemática (LEM) como ambiência potencialmente formativa do professor que ensina Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/110.. Acesso em: 18 fev. 2025.