O estudo das funções racionais por mediação do geogebra: uma proposta para a construção intuitiva da noção de limites com elementos da Educação Básica

Autores

  • Flavia dos Santos Ferreira Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Caio Silva Brito dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Kaiza Fernandes Barbosa Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Laiza Ferreira de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Thaíse Jesus Carvalho de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático, Abordagem Instrumental, Funções Racionais., Limites

Resumo

Este minicurso tem por objetivo apresentar conceitos de Funções Racionais através do software Geogebra, relacionando os conteúdos do Ensino Básico com os do Ensino Superior. Além disso, buscamos também a partir desse estudo construir intuitivamente as noções dos diferentes tipos de limites. Para execução da atividade proposta foi tomado como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Chevallard, a Abordagem Instrumental de Rabardel e as Funções Racionais. Essa abordagem se faz necessária devido ao papel cada vez maior de protagonismo das tecnologias digitais nos mais diversos contextos, inclusive no educacional.

Referências

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

FERREIRA, Flavia dos Santos; SANTOS, Caio Silva Brito dos; BARBOSA, Kaiza Fernandes; OLIVEIRA, Laiza Ferreira de; ARAÚJO, Thaíse Jesus Carvalho de. O estudo das funções racionais por mediação do geogebra: uma proposta para a construção intuitiva da noção de limites com elementos da Educação Básica. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/113.. Acesso em: 18 fev. 2025.