O estudo das funções racionais por mediação do geogebra: uma proposta para a construção intuitiva da noção de limites com elementos da Educação Básica
Palavras-chave:
Teoria Antropológica do Didático, Abordagem Instrumental, Funções Racionais., LimitesResumo
Este minicurso tem por objetivo apresentar conceitos de Funções Racionais através do software Geogebra, relacionando os conteúdos do Ensino Básico com os do Ensino Superior. Além disso, buscamos também a partir desse estudo construir intuitivamente as noções dos diferentes tipos de limites. Para execução da atividade proposta foi tomado como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Chevallard, a Abordagem Instrumental de Rabardel e as Funções Racionais. Essa abordagem se faz necessária devido ao papel cada vez maior de protagonismo das tecnologias digitais nos mais diversos contextos, inclusive no educacional.
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag. A teoria antropológica do didático. In: ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007. cap. VII, p. 111 – 123.
CHAACHOUA, Hamid; BITTAR, Marilena. A teoria antropológica do didático: paradigmas, avanços e perspectivas. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 9, n. 1, p. 29 – 44, 2018.
FREITAS, Ana Maria de Sousa. A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade. 2021. 134 f. Relatório de Estágio (Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) -Universidade do Minho, Portugal, 2021.
JACOMINO, THIAGO MARQUES ZANON. Funções racionais no ensino médio. 2013. 69 f. Tese (Mestrado) – Mestrado Profissional em Matemática Em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Goytacazes, 2013.
MOLON, Jaqueline; FIGUEIREDO, Edson Sidney. Cálculo no ensino médio: uma abordagem possível e necessária com auxílio do software Geogebra. Ciência e Natura, v. 37, p. 156-178, 2015.
PEREIRA, José Wilson; SILVA, Anderson Douglas Pereira Rodrigues da; SANTANA, Walenska Maysa Gomes de. A Abordagem Instrumental e a Apropriação do Artefato Tecnológico Apprenti Géomètre 2 em uma Situação Proposta. In: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. Anais do XII ENEM
– Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Disponível em: < http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8170_4362_ID.pdf >. Acesso em: 02 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.