O cordel na sala de aula de Matemática: potencialidades e desafios

Autores

  • Taide Regis Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Thiago Campos Assunção Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Jonson Ney Dias da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Literatura de Cordel, Educação Matemática, Leitura e Escrita

Resumo

 

A Literatura de Cordel é uma manifestação cultural, que se faz presente principalmente no nordeste brasileiro. Os textos de cordéis têm influências culturais, históricas, políticas e sociais, deste modo, quando se trabalha com ele nas aulas de matemática, pode proporcionar aulas mais dinâmicas e interativas. Este gênero literário permite que o educador discorra sobre acontecimentos históricos, políticos e sociais. Além disso, propõe-se discussões e o trabalho que os educadores podem desenvolver com a utilização destes textos, promovendo a leitura e escrita do mundo, e a problematização dos fatos cotidianos. Diante disso, o presente minicurso tem como objetivo discutir como o trabalho com os textos de Cordel, nas aulas, pode contribuir na produção de saberes matemáticos. Para isto, inicialmente ocorrerá a vivência com um cordel, cujo objetivo é mostrar na prática o trabalho com tais textos. Adiante, ocorrerão discussões teóricas e explanação de resultados obtidos, finalizando o minicurso será proposto que sejam elaboradas possibilidades para se trabalhar com outros cordéis. Espera-se por resultados o pensamento crítico dos educadores com relação a utilização deste gênero nas aulas de matemática, bem como as possibilidades que eles oferecem tanto em contextualizações como em interdisciplinaridade.

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

GUTSTEIN, E. Reading and writing the world with mathematics: toward a pedagogy for social justice. New York: Routledge, 2006

MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O cordel no cotidiano escolar . 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, J. N. D. Trabalhando Literatura de Cordel na Educação Matemática com Jovens e Adultos, 2022.

SANTOS, J. C. ; SILVA, J. N. D. Contribuições da Literatura de Cordel no trabalho com conteúdos Matemática na EJA. In: VIII EPEM ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, Caruaru – PE. Caruaru

– PE: Even3, 2022.

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SILVA, Taide Regis; ASSUNÇÃO, Thiago Campos; SILVA, Jonson Ney Dias da. O cordel na sala de aula de Matemática: potencialidades e desafios. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–8, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/118.. Acesso em: 16 mar. 2025.