Áreas sem uso de fórmulas: uma alternativa com materiais manipuláveis
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Materiais Manipuláveis, ÁreasResumo
A ideia deste minicurso surgiu a partir de discussões e atividades realizadas no Projeto Materiais Manipuláveis no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Temos como objetivo apresentar atividades, mediadas por materiais manipuláveis, que abordam a área de figuras das quais se desconhece a fórmula (figuras estranhas). As atividades têm foco na construção do conhecimento pelo próprio sujeito e fazem referência a Teoria das Situações Didáticas. Essa teoria foi usada para conceber e servirá de base para aplicar as atividades do minicurso. Assim, esperamos que os participantes, ao vivenciarem esse minicurso, possam trabalhar com uma abordagem alternativa para o ensino de matemática que favoreça aos estudantes uma aprendizagem com mais significado.
Referências
JANUARIO, Gilberto. Materiais Manipuláveis: uma experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos. In: Primeiro Encontro Alagoano de Educação Matemática. Anais... I EALEM: Didática da Matemática: uma questão de paradigma. Arapiraca: SBEM – SBEM-AL, 2008.
JESUS, Gilson Bispo; DIAS, Mônica Maria de Jesus. O grupo EMFOCO e a Didática Francesa. In: DINIZ, L. N.; BORBA, M. C. (Org.). Grupo Emfoco: diferentes olhares, múltiplos focos e autoformação continuada de educadores matemáticos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
JESUS, Breno. Áreas de Superfícies de Corpos Redondos Mediadas por Materiais Manipuláveis. 2022. 102 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos
manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.