Áreas sem uso de fórmulas: uma alternativa com materiais manipuláveis

Autores

  • Gilson Bispo de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Filipe Jesus Dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Rebeca Mata Prazeres Universidade Estadual do Recôncavo da Bahia Autor
  • Thainá Cardoso Assis de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Materiais Manipuláveis, Áreas

Resumo

A ideia deste minicurso surgiu a partir de discussões e atividades realizadas no Projeto Materiais Manipuláveis no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Temos como objetivo apresentar atividades, mediadas por materiais manipuláveis, que abordam a área de figuras das quais se desconhece a fórmula (figuras estranhas). As atividades têm foco na construção do conhecimento pelo próprio sujeito e fazem referência a Teoria das Situações Didáticas. Essa teoria foi usada para conceber e servirá de base para aplicar as atividades do minicurso. Assim, esperamos que os participantes, ao vivenciarem esse minicurso, possam trabalhar com uma abordagem alternativa para o ensino de matemática que favoreça aos estudantes uma aprendizagem com mais significado.

Referências

JANUARIO, Gilberto. Materiais Manipuláveis: uma experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos. In: Primeiro Encontro Alagoano de Educação Matemática. Anais... I EALEM: Didática da Matemática: uma questão de paradigma. Arapiraca: SBEM – SBEM-AL, 2008.

JESUS, Gilson Bispo; DIAS, Mônica Maria de Jesus. O grupo EMFOCO e a Didática Francesa. In: DINIZ, L. N.; BORBA, M. C. (Org.). Grupo Emfoco: diferentes olhares, múltiplos focos e autoformação continuada de educadores matemáticos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

JESUS, Breno. Áreas de Superfícies de Corpos Redondos Mediadas por Materiais Manipuláveis. 2022. 102 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos

manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

JESUS, Gilson Bispo de; SANTOS, Filipe Jesus Dos; PRAZERES, Rebeca Mata; JESUS, Thainá Cardoso Assis de. Áreas sem uso de fórmulas: uma alternativa com materiais manipuláveis. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/120.. Acesso em: 18 fev. 2025.