Sequência interdisciplinar: Estatística e Biologia é possível na lavoura cacaueira?

Autores

  • José Erliton Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Henrique Luis da Silva Santos Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Reilan Bomfim da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Vanessa de Jesus da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz Autor

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Sequência de Ensino, Medidas de Dispersão, Biologia, Lavoura cacaueira

Resumo

A presente proposta de minicurso objetiva promover uma discussão a partir da implementação prática de uma sequência de ensino interdisciplinar, proporcionando situações matemáticas que serão abordadas com um viés social e, relacionando com elementos da realidade, integrando os componentes curriculares de Matemática e Biologia ao trabalhar conceitos de ambos imersos na mesma sequência de ensino. Essa proposta é um recorte de um projeto de pesquisa que aborda a sequência de ensino interdisciplinar. Após a contextualização da situação problema, será apresentado aos cursistas atividades para a resolução de problemas com a temática. Ressalta-se a importância de outros recursos didáticos como uma alternativa para aulas. O público alvo esperado são licenciandos em matemática e professores de matemática e de ciências da Educação Básica. Metodologicamente a proposta será realizada de forma exploratória, expositiva, dialógica e reflexiva.

Referências

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

SANTANA, E. R. S. Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? 2010. 338f. Tese (Doutorado em Educação);

TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

VERGNAUD, G. (1982). A classification of cognitive tasks and operations of thought involved in addition and subtraction problems. In Carpenter, T., Moser, J. & Romberg,

T. (1982). Addition and subtraction. A cognitive perspective. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum. p. 39-59.

WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-248, dec. 1999.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SANTANA, José Erliton Santos; SANTOS, Henrique Luis da Silva; SILVA, Reilan Bomfim da; SILVA, Vanessa de Jesus da. Sequência interdisciplinar: Estatística e Biologia é possível na lavoura cacaueira?. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/122.. Acesso em: 8 nov. 2024.