Geogebra na sala de aula: explorando a geometria euclidiana plana por meio de uma sequência de ensino

Autores

  • Jonas Evangelista Silva Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Flaviana dos Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Marlúbia Corrêa de Paula Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Cristiane dos Santos Bispo Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Antonio Santana Fonseca Universidade Federal do Sul da Bahia Autor

Palavras-chave:

Geometria Euclidiana Plana, GeoGebra, Educação Matemática

Resumo

Este minicurso trata de uma Sequência de Ensino (SE) com o uso do software GeoGebra para o estudo da Geometria Euclidiana Plana, destinados aos professores que lecionam a disciplina de Matemática. Dessa maneira, o minicurso tem como objetivo analisar a partir de uma perspectiva qualitativa e descritiva, a compreensão dos professores cursistas quanto ao uso do GeoGebra para o Ensino e Aprendizagem da Geometria Euclidiana Plana. A geometria é importante para o desenvolvimento profissional do estudante, no entanto, os professores sentem dificuldades quanto ao seu ensino. Para tal, realizamos uma SE com roteiros a serem seguidos e desenvolvidos na plataforma do software. O Geogebra é um software pedagógico eficiente para o ensino de matemática, e os resultados obtidos a partir deste minicurso podem ser relevantes para a prática pedagógica dos professores desta disciplina. Espera-se que, a partir do minicurso, os professores possam fazer uso desse software para uma oferta de aulas interativas e dinâmicas por meio de recursos educacionais virtuais sem qualquer outro custo financeiro.

Referências

FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 148 p.

KHAN, S.. Um mundo, uma escola: a educação reinventada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. Acesso em 15 de março de 2023.

MORAN, J. M.. Nova personalidade [25 out. 2014]. Brasília: Correio Braziliense. Brasília. Entrevista concedida para Olívia Meireles. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2014/01/Jos%C3%A9-Moran.pdf

MOURA, D. A. S.; SANTOS, A. S.; SILVA, J. J.. Tecnologia a favor da educação matemática: geogebra e suas aplicações. SynThesis Revista Digital FAPAM, Pará de Minas, v. 7, n. 7, 333-346, dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.fapam.edu.br/index.php/synthesis/article/view/146. Acesso em 15 fev de 2023.

SILVA, J. E.. A formação continuada de professores de matemática no sul da bahia: metodologias ativas com uso das tecnologias digitais. 2023, 133 p.

Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Acesso em 20 de abril de 2023.

TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed., Petrópolis: Vozes, 2014.

VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L.. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: Nied/Unicamp, 2018.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SILVA, Jonas Evangelista; SILVA, Flaviana dos Santos; PAULA, Marlúbia Corrêa de; BISPO, Cristiane dos Santos; FONSECA, Antonio Santana. Geogebra na sala de aula: explorando a geometria euclidiana plana por meio de uma sequência de ensino. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/124.. Acesso em: 11 fev. 2025.