Geogebra na sala de aula: explorando a geometria euclidiana plana por meio de uma sequência de ensino
Palavras-chave:
Geometria Euclidiana Plana, GeoGebra, Educação MatemáticaResumo
Este minicurso trata de uma Sequência de Ensino (SE) com o uso do software GeoGebra para o estudo da Geometria Euclidiana Plana, destinados aos professores que lecionam a disciplina de Matemática. Dessa maneira, o minicurso tem como objetivo analisar a partir de uma perspectiva qualitativa e descritiva, a compreensão dos professores cursistas quanto ao uso do GeoGebra para o Ensino e Aprendizagem da Geometria Euclidiana Plana. A geometria é importante para o desenvolvimento profissional do estudante, no entanto, os professores sentem dificuldades quanto ao seu ensino. Para tal, realizamos uma SE com roteiros a serem seguidos e desenvolvidos na plataforma do software. O Geogebra é um software pedagógico eficiente para o ensino de matemática, e os resultados obtidos a partir deste minicurso podem ser relevantes para a prática pedagógica dos professores desta disciplina. Espera-se que, a partir do minicurso, os professores possam fazer uso desse software para uma oferta de aulas interativas e dinâmicas por meio de recursos educacionais virtuais sem qualquer outro custo financeiro.
Referências
FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 148 p.
KHAN, S.. Um mundo, uma escola: a educação reinventada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. Acesso em 15 de março de 2023.
MORAN, J. M.. Nova personalidade [25 out. 2014]. Brasília: Correio Braziliense. Brasília. Entrevista concedida para Olívia Meireles. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2014/01/Jos%C3%A9-Moran.pdf
MOURA, D. A. S.; SANTOS, A. S.; SILVA, J. J.. Tecnologia a favor da educação matemática: geogebra e suas aplicações. SynThesis Revista Digital FAPAM, Pará de Minas, v. 7, n. 7, 333-346, dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.fapam.edu.br/index.php/synthesis/article/view/146. Acesso em 15 fev de 2023.
SILVA, J. E.. A formação continuada de professores de matemática no sul da bahia: metodologias ativas com uso das tecnologias digitais. 2023, 133 p.
Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Acesso em 20 de abril de 2023.
TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed., Petrópolis: Vozes, 2014.
VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L.. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: Nied/Unicamp, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.