Jogos e atividades nas operações com números inteiros
Palavras-chave:
Jogos e Atividades Matemáticos, Ensino e Aprendizagem, Operações com Números InteirosResumo
A ideia deste minicurso surgiu a partir de discussões e atividades realizadas no componente curricular Laboratório de Ensino da Matemática. Temos como objetivo apresentar atividades e jogos com ênfase nas operações adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros. As atividades e os jogos têm como foco a construção do conhecimento pelo próprio sujeito e fazem referência a Teoria das Situações Didáticas. Essa teoria foi usada para conceber e servirá de base para aplicar as atividades do minicurso. Assim, esperamos que os participantes, ao vivenciarem esse minicurso, possam trabalhar com uma abordagem alternativa para o ensino de matemática que favoreça aos estudantes uma aprendizagem com mais significado.
Referências
BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática – 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/’SEF, 1998, v. 3.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, CNE, 2018.
CAMPOS, T. M. M., PIRES, C. M. C. e CURI, E.. Transformando a prática das aulas de matemática. São Paulo: PROEM, 2001.
CASSIANO, M.. O Jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do Ensino Fundamental. 2009. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
JESUS, G. B.; DIAS, M. M. J. O grupo EMFOCO e a Didática Francesa. In: DINIZ, L. N.; BORBA, M. C. (Org.). Grupo Emfoco: diferentes olhares, múltiplos focos e autoformação continuada de educadores matemáticos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.