Jogos e atividades nas operações com números inteiros

Autores

  • Elizeu de Jesus Santana Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Jaime de Jesus Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Marcelo Augusto Prazeres Barbosa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Neilton Santana dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Tiago Souza de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Jogos e Atividades Matemáticos, Ensino e Aprendizagem, Operações com Números Inteiros

Resumo

A ideia deste minicurso surgiu a partir de discussões e atividades realizadas no componente curricular Laboratório de Ensino da Matemática. Temos como objetivo apresentar atividades e jogos com ênfase nas operações adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros. As atividades e os jogos têm como foco a construção do conhecimento pelo próprio sujeito e fazem referência a Teoria das Situações Didáticas. Essa teoria foi usada para conceber e servirá de base para aplicar as atividades do minicurso. Assim, esperamos que os participantes, ao vivenciarem esse minicurso, possam trabalhar com uma abordagem alternativa para o ensino de matemática que favoreça aos estudantes uma aprendizagem com mais significado.

Referências

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática – 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/’SEF, 1998, v. 3.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, CNE, 2018.

CAMPOS, T. M. M., PIRES, C. M. C. e CURI, E.. Transformando a prática das aulas de matemática. São Paulo: PROEM, 2001.

CASSIANO, M.. O Jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do Ensino Fundamental. 2009. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

JESUS, G. B.; DIAS, M. M. J. O grupo EMFOCO e a Didática Francesa. In: DINIZ, L. N.; BORBA, M. C. (Org.). Grupo Emfoco: diferentes olhares, múltiplos focos e autoformação continuada de educadores matemáticos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SANTANA, Elizeu de Jesus; SANTOS, Jaime de Jesus; BARBOSA, Marcelo Augusto Prazeres; SANTOS, Neilton Santana dos; JESUS, Tiago Souza de. Jogos e atividades nas operações com números inteiros. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/126.. Acesso em: 27 mar. 2025.