Construção de quadrados mágicos de ordem n, por meio de suas elegantes propriedades
Palavras-chave:
Raciocínio Lógico, Quadrados Mágicos, Ensino e aprendizagem de MatemáticaResumo
Este minicurso tem como objetivo apresentar uma proposta motivadora no processo ensino e aprendizagem de matemática através dos Quadrados Mágicos O processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica deve buscar alternativas que leve o aluno a desenvolver seu raciocínio lógico e seu pensamento matemático. A metodologia de trabalho será realizada em três etapas: 1) Um pouco sobre a história dos quadrados mágicos; 2) A construção dos quadrados mágicos e 3) Alguns exemplos interessantes de quadrados mágicos. O público alvo deste minicurso deve ser composto por estudantes de licenciatura de matemática e professores de matemática. Espera-se que a utilização de modelos matemáticos, em sala de aula, possa criar motivação suficiente para o aluno aprendiz continuar seus estudos em busca de respostas para suas inquietações sobre a verdadeira aplicação da matemática em sua vida.
Referências
DE OLIVEIRA, Danilo Cesar Guanais. CIÊNCIA, DETERMINAÇÃO E ARTE: OS QUADRADOS MÁGICOS E A COMPOSIÇÃO. Anais do SIMPOM, n. 1, 2010.
KRUSE, Fábio. Curiosidades Matemáticas. Acta Scientiae, v. 4, n. 1, p. 65-70, 2012.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Uma Análise Matemática Particular das Características Essenciais de Quadrados Mágicos de Ordem Única: Uma Sugestão Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Técnico Científica do IFSC , v. 1, n. 10, pág. 45-45, 2020.
SANTINHO, Miriam Sampiere; MACHADO, Rosa Maria. Os fascinantes Quadrados Mágicos. 2006.
TEIXEIRA, Ricardo Emanuel Cunha. Matrizes e Quadrados mágicos. Tribuna das Ilhas, p.7-7, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.