Mentalidades Matemática e promoção da equidade na aprendizagem

Autores

  • Patrick Ribeiro Bonina Costa Souza Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Rayane Vieira Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Alexandre da Silva Souza Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Luana Cerqueira de Almeida Universidade Estadual do Sul da Bahia Autor

Palavras-chave:

Mentalidades Matemática, Equidade na aprendizagem, Situações- problema

Resumo

A presente proposta de minicurso tem como objetivo desenvolver atividades sobre mentalidades matemáticas buscando possibilitar a equidade na aprendizagem. Para tanto, toma como base as atividades e discussões presentes no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador de autoria de Jo Boaler e estudos acerca da equidade na aprendizagem. Desenvolveremos, em um primeiro momento, algumas das atividades propostas na obra, propiciando aos participantes resolverem as situações e em um segundo momento eles terão a oportunidade de socializar com os seus pares, participantes do minicurso, objetivando uma abordagem crítica e reflexiva das situações abordadas. Por fim, será realizada uma breve reflexão acerca da Mentalidade Matemática e da equidade na aprendizagem. O público alvo esperado são licenciandos em matemática e professores de matemática da Educação Básica. Metodologicamente a proposta será realizada de forma exploratória, expositiva, dialógica e reflexiva.

Referências

BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Penso Editora, 2018.

GUTIÉRREZ, R. Enabling the Practice of Mathematics Teachers in Context: Toward a New Equity Research Agenda. Mathematical Thinking and Learning. v. 4, n. 2-3, p. 145-187, 2002.

GUTIÉRREZ, R. . Context matters: How should we conceptualize equity in mathematics education? In Herbel-Eisenmann, B., J. Choppin, D. Wagner, and D. Pimm. Eds. 2012. Equity in Discourse for Mathematics Education. Theories, Practices, and Policies. Dordrecht: Springer (pp. 17–33). New York, NY: Springer, 2012.

National Council of Teachers of Mathematics. (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. Associação de Professores de Matemática. (Tradução portuguesa da edição original de 2000).

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SOUZA, Patrick Ribeiro Bonina Costa; RIBEIRO, Rayane Vieira; SOUZA, Alexandre da Silva; ALMEIDA, Luana Cerqueira de. Mentalidades Matemática e promoção da equidade na aprendizagem. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/129.. Acesso em: 11 fev. 2025.