O USO DO JOGO PARA A COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS MATEMÁTICOS
Palavras-chave:
Jogo, Frações, Aprendizagem inclusiva, Frac-soma 235Resumo
Este jogo foi desenvolvido por um grupo de alunos do programa institucional de bolsa de iniciação à da ciência, do Instituto Federal da Bahia, e foi pensado para atender a uma proposta feita pela coordenadora nos encontros semanais do PIBID. A fim de fazer um jogo interativo e inclusivo, fomos à procura de materiais manipuláveis que poderíamos utilizar para auxiliar no estudo de frações. Em um dos livros disponibilizados pela coordenadora, encontramos um material chamado frac-soma 235 e resolvemos usá-lo como inspiração para a criação do nosso jogo. Durante o desenvolvimento do protótipo, resolvemos utilizar apenas materiais recicláveis e de baixo custo para incentivar e mostrar para outros professores que é possível promover uma aula inclusiva e interativa sem ter que comprar materiais manipuláveis, que muitas vezes são bem caros. Após finalizar a construção do jogo, testamos o mesmo entre outros alunos, também integrantes do PIBID, e fizemos alguns ajustes, que aparentam ser necessários, para que assim pudéssemos testar o jogo na exposição, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática
Referências
MENDES, I. A. Matemática e invetigação em sala de aula: Tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2° edição. São Paulo: Livraria da física, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.