O USO DO JOGO PARA A COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Bianca Medeiro dos Santos Instituto Federal da Bahia Autor
  • Tainara Neves dos Santos Instituto Federal da Bahia Autor
  • Valéria da Conceição Santos Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Jogo, Frações, Aprendizagem inclusiva, Frac-soma 235

Resumo

Este jogo foi desenvolvido por um grupo de alunos do programa institucional de bolsa de iniciação à da ciência, do Instituto Federal da Bahia, e foi pensado para atender a uma proposta feita pela coordenadora nos encontros semanais do PIBID. A fim de fazer um jogo interativo e inclusivo, fomos à procura de materiais manipuláveis que poderíamos utilizar para auxiliar no estudo de frações. Em um dos livros disponibilizados pela coordenadora, encontramos um material chamado frac-soma 235 e resolvemos usá-lo como inspiração para a criação do nosso jogo. Durante o desenvolvimento do protótipo, resolvemos utilizar apenas materiais recicláveis e de baixo custo para incentivar e mostrar para outros professores que é possível promover uma aula inclusiva e interativa sem ter que comprar materiais manipuláveis, que muitas vezes são bem caros. Após finalizar a construção do jogo, testamos o mesmo entre outros alunos, também integrantes do PIBID, e fizemos alguns ajustes, que aparentam ser necessários, para que assim pudéssemos testar o jogo na exposição, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática

Referências

MENDES, I. A. Matemática e invetigação em sala de aula: Tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2° edição. São Paulo: Livraria da física, 2009.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Bianca Medeiro dos; SANTOS, Tainara Neves dos; SANTOS, Valéria da Conceição. O USO DO JOGO PARA A COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS MATEMÁTICOS. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/149.. Acesso em: 22 mar. 2025.