GRUPO EMFOCO: 20 ANOS PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Grupos colaborativos, Formação de Professores, Desenvolvimento ProfissionalResumo
Este relato busca resgatar um pouco dos quase 20 anos de história de um grupo de professores que resolve dar continuidade aos estudos, e não tinha noção que chegasse tão longe. Diante dos recortes da história de 20 anos do Grupo EMFoco aqui apresentada, entendemos que pela relevância das aprendizagens construídas e dos percursos trilhados pelos sócios, a melhor forma de comemoração é compartilhar os caminhos de autoformação perseguidos e os produtos colhidos ao longo dos anos.
Referências
BORBA, M. C., DINIZ, L. N. (Orgs). Grupo EMFoco: diferentes olhares, múltiplos
focos e autoformação continuada de educadores matemáticos. São Paulo: Editora
Livraria da Física, 2009.
FERREIRA, A. C. O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o
desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. In: NACARATO, A. M.;
PAIVA, M. A.V. (Orgs.). A formação do professor que ensina Matemática:
perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FERREIRA, J. W. S., TRAMM, E. V. (Orgs). Uma década de Educação Matemática
EMFoco: trajetórias em pesquisas, ensino e formação de professores. São Paulo:
Livraria da Física, 2013
FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In:
BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs). Pesquisa qualitativa em Educação
Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
JESUS, G. B., MIRANDA, A. M. (Orgs). Sequências didáticas: contribuições para
professores de matemática. Ibicaraí: Via Litterarum, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.