GRUPO EMFOCO: 20 ANOS PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • José Walber de Souza Ferreira Grupo EMFoco Autor

Palavras-chave:

Grupos colaborativos, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional

Resumo

 Este relato busca resgatar um pouco dos quase 20 anos de história de um grupo de professores que resolve dar continuidade aos estudos, e não tinha noção que chegasse tão longe. Diante dos recortes da história de 20 anos do Grupo EMFoco aqui apresentada, entendemos que pela relevância das aprendizagens construídas e dos percursos trilhados pelos sócios, a melhor forma de comemoração é compartilhar os caminhos de autoformação perseguidos e os produtos colhidos ao longo dos anos. 

Referências

BORBA, M. C., DINIZ, L. N. (Orgs). Grupo EMFoco: diferentes olhares, múltiplos

focos e autoformação continuada de educadores matemáticos. São Paulo: Editora

Livraria da Física, 2009.

FERREIRA, A. C. O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o

desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. In: NACARATO, A. M.;

PAIVA, M. A.V. (Orgs.). A formação do professor que ensina Matemática:

perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FERREIRA, J. W. S., TRAMM, E. V. (Orgs). Uma década de Educação Matemática

EMFoco: trajetórias em pesquisas, ensino e formação de professores. São Paulo:

Livraria da Física, 2013

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In:

BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs). Pesquisa qualitativa em Educação

Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

JESUS, G. B., MIRANDA, A. M. (Orgs). Sequências didáticas: contribuições para

professores de matemática. Ibicaraí: Via Litterarum, 2018.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

FERREIRA, José Walber de Souza. GRUPO EMFOCO: 20 ANOS PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/232.. Acesso em: 25 abr. 2025.