CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS
Palavras-chave:
Alfabetização na EPJAI, Aula de Matemática, Contação de históriaResumo
A contação de história é uma forma dos indivíduos expressarem situações, invenções ou experiências vivenciadas no cotidiano ou no mundo. O ato de contar uma história é uma prática natural e inerente ao ser humano, desde os primórdios da humanidade, persistindo até os dias atuais através de um legado imaterial. Na sala de aula de Matemática da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI), a contação possibilita problematizar situações com práticas matemáticas, além disso, favorece identificar neste contexto esses conceitos, a partir do meio de convívio do indivíduo. Assim, essa metodologia pode criar um ambiente de socialização de diversos saberes, oportunizando ao educador estimular a leitura e escrita do mundo dos educandos por meio dessa área de conhecimento. Deste modo, o referido trabalho objetiva relatar a experiência de graduandos com a contação de história nas aulas de matemática em uma turma de alfabetização da EPJAI. Para isto, foi desenvolvida uma aula de letramento matemático em uma turma de alfabetização desta modalidade de ensino, numa perspectiva de uma Educação com Pessoas, Jovens e Adultas. Nesta aula utilizou-se a contação de histórias, a partir de uma releitura do texto de cordel intitulado “Briga na Feira Livre”. Essa proposta, possibilitou trabalhar com os conceitos matemáticos de grandezas e medidas, densidade e volume, ademais, gerou um ambiente descontraído entre educador e educando. Este trabalho permitirá ampliar a discussão e a utilização da contação de histórias no contexto escolar, podendo promover aulas contextualizadas a partir dos saberes e vivências dos educandos em diversas vertentes.
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