VIVÊNCIAS NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Observação, Reflexão, Formação docente, MatemáticaResumo
Este relato de experiência é resultado das vivências no componente curricular Laboratório do Ensino de Matemática I, do eixo Formação Docente para Ensino de Matemática, oferecido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VII, Senhor do Bonfim - BA, no segundo semestre de 2021. A atividade teve como objetivo principal a realização de observação em uma turma do 6ᵒ ano do Ensino Fundamental, para conhecer a realidade escolar e o processo de ensino-aprendizagem da Matemática a partir da imersão em aulas virtuais, antes mesmo dos estágios supervisionados. Foi utilizada como metodologia para a análise do espaço escolar a observação, sendo que ao final dela foi pensado em um material didático para a intervenção da realidade observada. A partir das vivências oportunizadas, houve um contato com a realidade de ensinoaprendizagem promovida no período pandêmico, algo que contribuiu para o visualizar das desigualdades reveladas por esse período, exigindo dos futuros professores um exercício crítico reflexivo que muito contribuiu para o constituir profissional.
Referências
D’AMBRÓSIO, Beatriz Silva; D’AMBROSIO, Ubiratan. Formação de professores de
matemática: professor-pesquisador. Atos de pesquisa em educação, v. 1, n. 1, p. 75-85,
LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos
manipuláveis. O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores.
Campinas: Autores Associados, p. 03-37, 2006.
RIZZON, Gisele. A sala de aula sob o olhar do construtivismo Piagetiano: Perspectivas e
implicações. In: V Congresso internacional de filosofia e educação. 2010.
SANTOS, Vinícius. de M. O desafio de tornar-se professor de matemática. NUANCES:
estudos sobre educação. ano VIII, n. 08, 2002.9
ISSN 2175-1668
SILVA, Américo Junior Nunes; SOUZA, Ilvanete dos Santos; BARROS, Simone Santos;
ALMEIDA, Jeferson Silva. O professor de Matemática e o ato de planejar: há unicidade
entre dimensão política e pedagógica? In.: SILVA, AJN; SOUZA, IS (org.). A formação
do professor de Matemática em questão: reflexões para um ensino com significado.
Jundiaí: Paco, 2014.
SILVA, Américo Junior Nunes. O Laboratório de Educação Matemática e a Formação
Inicial de Professores de Matemática. Revista Internacional Educon, v. 1, n. 1, p.
e20011001-e20011001, 2020.
SILVA, Américo Junior Nunes. Professores de matemática em início de carreira e os
desafios (im)postos pelo contexto pandêmico: um estudo de caso com professores do
semiárido baiano: doi.org/10.29327/217514.7.1-5. Revista Ibero-Americana de
Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 17, 2021.
SILVA, Américo Junior Nunes; SANTOS, Alessandra Santiago; MIRANDA, Cesar dos
Anjos; SOUZA, Paloma Sabrina Santos. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em
Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e
narrativas de formação. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 246–267, 2023.
SOUZA, Ilvanete dos Santos; BARROS, Simone Santos; SILVA, Jeferson Almeida;
SILVA, Américo Junior Nunes da. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da
matemática (CO). In XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2011.
VIEIRA, Evaldo da Silva.; SILVA, Américo Junior Nunes da. Dominó fracionário: uso do
material didático para o ensino de frações. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, v. 6,
n. 1, p. 134-146, 30 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.