VIVÊNCIAS NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alessandra Santiago da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • César dos Anjos de Miranda Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Larissa Silva Nascimento Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Michele Silva de Araújo Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Observação, Reflexão, Formação docente, Matemática

Resumo

 Este relato de experiência é resultado das vivências no componente curricular Laboratório do Ensino de Matemática I, do eixo Formação Docente para Ensino de Matemática, oferecido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VII, Senhor do Bonfim - BA, no segundo semestre de 2021. A atividade teve como objetivo principal a realização de observação em uma turma do 6ᵒ ano do Ensino Fundamental, para conhecer a realidade escolar e o processo de ensino-aprendizagem da Matemática a partir da imersão em aulas virtuais, antes mesmo dos estágios supervisionados. Foi utilizada como metodologia para a análise do espaço escolar a observação, sendo que ao final dela foi pensado em um material didático para a intervenção da realidade observada. A partir das vivências oportunizadas, houve um contato com a realidade de ensinoaprendizagem promovida no período pandêmico, algo que contribuiu para o visualizar das desigualdades reveladas por esse período, exigindo dos futuros professores um exercício crítico reflexivo que muito contribuiu para o constituir profissional. 

Referências

D’AMBRÓSIO, Beatriz Silva; D’AMBROSIO, Ubiratan. Formação de professores de

matemática: professor-pesquisador. Atos de pesquisa em educação, v. 1, n. 1, p. 75-85,

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos

manipuláveis. O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores.

Campinas: Autores Associados, p. 03-37, 2006.

RIZZON, Gisele. A sala de aula sob o olhar do construtivismo Piagetiano: Perspectivas e

implicações. In: V Congresso internacional de filosofia e educação. 2010.

SANTOS, Vinícius. de M. O desafio de tornar-se professor de matemática. NUANCES:

estudos sobre educação. ano VIII, n. 08, 2002.9

ISSN 2175-1668

SILVA, Américo Junior Nunes; SOUZA, Ilvanete dos Santos; BARROS, Simone Santos;

ALMEIDA, Jeferson Silva. O professor de Matemática e o ato de planejar: há unicidade

entre dimensão política e pedagógica? In.: SILVA, AJN; SOUZA, IS (org.). A formação

do professor de Matemática em questão: reflexões para um ensino com significado.

Jundiaí: Paco, 2014.

SILVA, Américo Junior Nunes. O Laboratório de Educação Matemática e a Formação

Inicial de Professores de Matemática. Revista Internacional Educon, v. 1, n. 1, p.

e20011001-e20011001, 2020.

SILVA, Américo Junior Nunes. Professores de matemática em início de carreira e os

desafios (im)postos pelo contexto pandêmico: um estudo de caso com professores do

semiárido baiano: doi.org/10.29327/217514.7.1-5. Revista Ibero-Americana de

Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 17, 2021.

SILVA, Américo Junior Nunes; SANTOS, Alessandra Santiago; MIRANDA, Cesar dos

Anjos; SOUZA, Paloma Sabrina Santos. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em

Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e

narrativas de formação. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 246–267, 2023.

SOUZA, Ilvanete dos Santos; BARROS, Simone Santos; SILVA, Jeferson Almeida;

SILVA, Américo Junior Nunes da. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da

matemática (CO). In XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2011.

VIEIRA, Evaldo da Silva.; SILVA, Américo Junior Nunes da. Dominó fracionário: uso do

material didático para o ensino de frações. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, v. 6,

n. 1, p. 134-146, 30 jun. 2020.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Alessandra Santiago da Silva; MIRANDA, César dos Anjos de; NASCIMENTO, Larissa Silva; ARAÚJO, Michele Silva de; SILVA, Américo Junior Nunes da. VIVÊNCIAS NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/235.. Acesso em: 11 fev. 2025.