SORTE OU MATEMÁTICA: A INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS PROBABILÍSTICOS POR MEIO DE JOGOS DE AZAR

Autores

  • Tiago Trindade Pires Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • João Durval Oliveira Batista Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Jogos de azar, PIBID, Jogos matemáticos

Resumo

 Neste relato de experiência apresenta-se uma oficina de probabilidade cujo nome é “Sorte ou Matemática”, desenvolvida no PIBID, numa escola estadual na cidade de Vitória da Conquista – BA, em uma turma de terceira série do Ensino Médio. A oficina foi utilizada como instrumento para intervenção didática com os estudantes, e também como subsídio para instigar a curiosidade a respeito do conteúdo trabalhado. Esse presente relato tem como objetivo trabalhar com jogos de azar na perspectiva de desenvolver conhecimentos probabilísticos. Dessa forma, foi utilizado a metodologia da resolução de problemas, para que os estudantes pudessem a partir daí discutir sobre estratégias que eles poderiam utilizar para o desenvolvimento das atividades propostas. Como resultados foi possível perceber a interação dos discentes, bem como, o envolvimento deles com os jogos propostos, o que possibilitou que esses estudantes pudessem discutir conceitos que já sabiam sobre os conteúdos que eram trabalhos de probabilidade. 

Referências

FREIRE, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.

São Paulo: Paz e Terra, 2003. 143p.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula.

Tese de Doutorado – Universidade Estadual de Campinas, 2000.

LOPES, C. E.. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação

dos professores. Cadernos CEDES, v. 28, n. 74, p. 7, jan. 2008.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagens e

representação. Rio de Janeiro: Zanar, 1978.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTANA, Tiago Trindade Pires; BATISTA, João Durval Oliveira. SORTE OU MATEMÁTICA: A INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS PROBABILÍSTICOS POR MEIO DE JOGOS DE AZAR. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/236.. Acesso em: 22 mar. 2025.