DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE O PROGRAMAS INSTITUCIONAL DE BOLSA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Palavras-chave:
PIBID, Ensino Presencial, Ensino Remoto EmergencialResumo
O Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID), é um programa federal voltado para os cursos de licenciatura tendo como objetivo promover a inserção dos graduandos no espaço escolar. É realizado por cursos da modalidade de Ensino Presencial e permite a ligação entre as Instituições do Ensino Superior com as Instituições do Ensino Básico da esfera pública. Em geral as atividades desenvolvidas pelo Programa são monitorias, oficinas e acompanhamento das aulas por parte dos pibidianos, além de auxiliar os professores regentes da turma. Entretanto, no período pandêmico em que as aulas tiveram que ser realizadas mediante a uma tela de computador ou celular, o PIBID pode reinventar em tal contexto, funcionando em alguns casos como equipe de apoio, tanto para os estudantes, quanto para os professores. Dessa forma, o presente relato tem como objetivo apresentar e comparar as contribuições geradas pelo Subprojeto de Matemática do PIBID a partir das perspectivas da primeira edição desenvolvida no Ensino Presencial e da segunda executada no Ensino Remoto Emergencial. Por meio de uma abordagem qualitativa, apresentado a atividades de os projetos desenvolvido nas duas edições.
Referências
GOMES, Nilza Godoy. OS COMPUTADORES CHEGAM À ESCOLA: E, agora
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FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
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