DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE O PROGRAMAS INSTITUCIONAL DE BOLSA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

  • Aline Gomes Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Paulo Ricardo Pereira Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

PIBID, Ensino Presencial, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

 O Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID), é um programa federal voltado para os cursos de licenciatura tendo como objetivo promover a inserção dos graduandos no espaço escolar. É realizado por cursos da modalidade de Ensino Presencial e permite a ligação entre as Instituições do Ensino Superior com as Instituições do Ensino Básico da esfera pública. Em geral as atividades desenvolvidas pelo Programa são monitorias, oficinas e acompanhamento das aulas por parte dos pibidianos, além de auxiliar os professores regentes da turma. Entretanto, no período pandêmico em que as aulas tiveram que ser realizadas mediante a uma tela de computador ou celular, o PIBID pode reinventar em tal contexto, funcionando em alguns casos como equipe de apoio, tanto para os estudantes, quanto para os professores. Dessa forma, o presente relato tem como objetivo apresentar e comparar as contribuições geradas pelo Subprojeto de Matemática do PIBID a partir das perspectivas da primeira edição desenvolvida no Ensino Presencial e da segunda executada no Ensino Remoto Emergencial. Por meio de uma abordagem qualitativa, apresentado a atividades de os projetos desenvolvido nas duas edições.

Referências

GOMES, Nilza Godoy. OS COMPUTADORES CHEGAM À ESCOLA: E, agora

professor?. IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Florianópolis, p. 01-

, 2002. Disponível em: https://cmapspublic.ihmc.us/rid=1HXFXQ9HS-23P57Z7-

LZ/GOMES_2002.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.

ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

PACHECO, Aline Gomes; SILVA, Paulo Ricardo Pereira Santos. DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE O PROGRAMAS INSTITUCIONAL DE BOLSA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/237.. Acesso em: 19 abr. 2025.