VIVÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DURANTE A APLICAÇÃO DA OFICINA SOBRE A BOLA DE FUTEBOL
Palavras-chave:
Materiais Manipuláveis, Ensino de Geometria, Copa do Mundo de FutebolResumo
Este trabalho tem o objetivo de relatar experiências vivenciadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática e membros do projeto “Materiais Manipuláveis no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática” no processo de planejamento e aplicação de uma oficina intitulada “Bola de Futebol". A aplicação da oficina ocorreu no dia 03/12/2022, e teve como cursistas estudantes da licenciatura em matemática da UFRB, em que a maioria eram bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Por meio da aplicação da oficina, observamos que a utilização de materiais manipuláveis na construção do saber matemático pode favorecer a formulação de conjecturas, e posterior aprendizagem, pois a visualização do objeto matemático por meio de sua representação material possibilitou que os alunos pudessem perceber características de polígonos regulares e poliedros envolvidos na oficina.
Referências
JESUS, Gilson Bispo. Os Materiais Manipuláveis no Processo de Ensino e
Aprendizagem de Matemática: algumas implicações no trabalho do professor. XV
Encontro Baiano de Educação Matemática Educação Matemática na Formação de
Professores: um novo olhar UNEB CAMPUS X–Teixeira de Freitas–BA, v. 3, 2013.
LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos
manipuláveis. O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores.
Campinas: Autores Associados, p. 3-37, 2006.
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de
Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005.
RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Reflexões sobre uso de
material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à
reflexão. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 7, n. 2, p. 187-196, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.