VIVÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DURANTE A APLICAÇÃO DA OFICINA SOBRE A BOLA DE FUTEBOL

Autores

  • Maria de lourdes pereira lima neta Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Devison Rocha Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Jaime de Jesus Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Rebeca Mata Prazeres Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Thainá Cardoso Assis de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Materiais Manipuláveis, Ensino de Geometria, Copa do Mundo de Futebol

Resumo

 Este trabalho tem o objetivo de relatar experiências vivenciadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática e membros do projeto “Materiais Manipuláveis no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática” no processo de planejamento e aplicação de uma oficina intitulada “Bola de Futebol". A aplicação da oficina ocorreu no dia 03/12/2022, e teve como cursistas estudantes da licenciatura em matemática da UFRB, em que a maioria eram bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Por meio da aplicação da oficina, observamos que a utilização de materiais manipuláveis na construção do saber matemático pode favorecer a formulação de conjecturas, e posterior aprendizagem, pois a visualização do objeto matemático por meio de sua representação material possibilitou que os alunos pudessem perceber características de polígonos regulares e poliedros envolvidos na oficina. 

Referências

JESUS, Gilson Bispo. Os Materiais Manipuláveis no Processo de Ensino e

Aprendizagem de Matemática: algumas implicações no trabalho do professor. XV

Encontro Baiano de Educação Matemática Educação Matemática na Formação de

Professores: um novo olhar UNEB CAMPUS X–Teixeira de Freitas–BA, v. 3, 2013.

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos

manipuláveis. O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores.

Campinas: Autores Associados, p. 3-37, 2006.

NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de

Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005.

RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Reflexões sobre uso de

material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à

reflexão. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 7, n. 2, p. 187-196, 2012.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

LIMA NETA, Maria de lourdes pereira; SANTOS, Devison Rocha; SANTOS, Jaime de Jesus; PRAZERES, Rebeca Mata; JESUS, Thainá Cardoso Assis de. VIVÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DURANTE A APLICAÇÃO DA OFICINA SOBRE A BOLA DE FUTEBOL. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/239.. Acesso em: 16 mar. 2025.