Atravessamentos de aprendizagens a partir da leitura/escrita em situações matemáticas
Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Aprendizagem MatemáticaResumo
As argumentações sobre o fazer pedagógico no âmbito da matemática através de leitura/escrita configuram-se como um fator preponderante na educação de nossos estudantes. Analisando-as como práticas discursivas e coletivas, o presente relato propõe uma análise sobre a importância da leitura e escrita na resolução de problemas para estudantes da educação básica e as decorrências em sua prática com os sujeitos envolvidos a partir de observações vivenciadas nas aulas de matemática em turmas do 1º ano do cursos técnicos em meio ambiente e nutrição e dietética do centro territorial de educação profissional do litoral norte e agreste baiano, situado no município de Alagoinhas-BA. Os caminhos metodológicos adotados para o ensino dos conteúdos matemáticos da componente curricular supracitada evidenciam diversos significados atribuídos à leitura/escrita, que se transformaram durante o desenvolvimento das atividades. Daí, questiona-se a notoriedade do estímulo e da difusão de uma vivência significativa com as diferentes dimensões da leitura e escrita no âmbito da educação matemática.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética - a teoria do romance. 4ª ed. Tradução de A.F. Bernadini. São Paulo: Unesp. 1998. Trabalho original publicado em 1975.
BAKHTIN, Mikhail. (2012). Para uma filosofia do ato responsável. 2ª ed. Tradução de
V. Miotello & C. A. Faraco. São Carlos: Pedro e João Editores. Trabalho original publicado em 1919.
CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas em um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GARCIA, Wallisten Passos. Sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras: implicações nas práticas educativas. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2175- 35202015000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18/05/2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Baiano de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.