Atravessamentos de aprendizagens a partir da leitura/escrita em situações matemáticas

Autores

  • Tânia Pinto dos Santos Souza Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano Autor

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Aprendizagem Matemática

Resumo

As argumentações sobre o fazer pedagógico no âmbito da matemática através de leitura/escrita configuram-se como um fator preponderante na educação de nossos estudantes. Analisando-as como práticas discursivas e coletivas, o presente relato propõe uma análise sobre a importância da leitura e escrita na resolução de problemas para estudantes da educação básica e as decorrências em sua prática com os sujeitos envolvidos a partir de observações vivenciadas nas aulas de matemática em turmas do 1º ano do cursos técnicos em meio ambiente e nutrição e dietética do centro territorial de educação profissional do litoral norte e agreste baiano, situado no município de Alagoinhas-BA. Os caminhos metodológicos adotados para o ensino dos conteúdos matemáticos da componente curricular supracitada evidenciam diversos significados atribuídos à leitura/escrita, que se transformaram durante o desenvolvimento das atividades. Daí, questiona-se a notoriedade do estímulo e da difusão de uma vivência significativa com as diferentes dimensões da leitura e escrita no âmbito da educação matemática.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética - a teoria do romance. 4ª ed. Tradução de A.F. Bernadini. São Paulo: Unesp. 1998. Trabalho original publicado em 1975.

BAKHTIN, Mikhail. (2012). Para uma filosofia do ato responsável. 2ª ed. Tradução de

V. Miotello & C. A. Faraco. São Carlos: Pedro e João Editores. Trabalho original publicado em 1919.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas em um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GARCIA, Wallisten Passos. Sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras: implicações nas práticas educativas. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2175- 35202015000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18/05/2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SOUZA, Tânia Pinto dos Santos. Atravessamentos de aprendizagens a partir da leitura/escrita em situações matemáticas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/31.. Acesso em: 14 nov. 2024.