A metamorfose do ser aluno para ser professor: os caminhos da transformação do educando para educador

Autores

  • Denilson Santos Senna Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Kátia Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor https://orcid.org/0000-0003-3857-6841
  • Lorena D’utra dos Santos Secretaria Municipal de Educação de Amargosa Autor

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação Inicial, Prática Pedagógica, Metamorfose

Resumo

Nesse relato, o autor descreve sua experiência durante o estágio supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática. A metamorfose do ser aluno para ser professor é um processo complexo e desafiador que ocorre no contexto da educação brasileira. Os educadores em formação precisam se adaptar às mudanças estruturais da sociedade e entender as realidades dos alunos, integrando conhecimentos escolares e não escolares. A docência não se resume a transmitir conteúdos, mas sim criar possibilidades de construção do conhecimento. A formação inicial dos educadores deve incluir abordagens construtivistas e conscientização sobre as diversidades sociais. Os estágios supervisionados são oportunidades para os futuros professores vivenciarem a prática pedagógica em um ambiente real, sob a orientação de uma professora preceptora/regente.

Referências

ARAUJO, E. S. Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa Educação Matemática em Revista, Ano 13 – nº 22, jun. 2007 .

ARENDT, H. et al. Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

BARTON, E. J.; ASCIONE, F.R. Direct observation. In: OLLENDICK, T. H.; HERSEN,

M. Child behavioral assessment: principles and procedures. New York: Pergamon Press, 1984. p. 166-194.

BRANDÃO, C. R.; O que é educação / Carlos Rodrigues Brandão – São Paulo : Brasiliense, 2013. – (Coleção Primeiros Passos; 20) 57ª reimpressão da 1ª edição de 1981.

BELEI, R. A. et al. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa.

Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [30]: 187 - 199, janeiro/junho 2008

DICIO. Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/encafuar. Acesso em: 07, junho de 2023

FEITOSA, S. C. S. Método Paulo Freire, interfaces e atualidade. Acervo Paulo Freire, 2016

FREIRE, Paulo Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19 ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HENRIQUES, A. Saberes universitários e as suas relações na educação básica: uma análise institucional em torno do cálculo diferencial e integral e das geometrias. Ibicaraí: Via Litterarum, 2019.

PIAGET, J. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.

sem autor: O que é o viés de status quo?. BTG PACTUAL ADVISORS, Disponível em:

< https://www.btgpactual.com/advisors/insights/status-quo>. Acesso em: 07, junho de 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SENNA, Denilson Santos; LIMA, Kátia; SANTOS, Lorena D’utra dos. A metamorfose do ser aluno para ser professor: os caminhos da transformação do educando para educador. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/32.. Acesso em: 18 fev. 2025.