Matemática na escola técnica família agrícola: (re)pensar práticas para o contexto rural
Palavras-chave:
Educação do Campo, Escola Família Agrícola, Práticas Matemáticas, Professor, MatemáticaResumo
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A Educação do Campo é fruto de movimentos e lutas sociais que evidenciam o homem e a mulher do campo como protagonistas na construção do seu conhecimento. Por este fato, apresenta especificidades que estão interligadas com o contexto social, econômico, político e cultural do campo. Por isso, se faz necessário um olhar diferenciado no ensino para os educandos/as, respeitando a pluralidade deste espaço. Assim, objetivo refletir sobre o ensino de matemática (re)pensando práticas para o contexto rural com foco no curso técnico em agropecuária. Para esta reflexão, descreverei algumas das atividades desenvolvidas no primeiro trimestre de 2023 numa Escola Técnica Família Agrícola e de que maneiras reverberaram em minha formação. A partir das observações em loco, da participação dos/as estudantes, dos momentos avaliativos e da socialização das atividades posso inferir que essas foram proveitosas e que cumpriu com o objetivo da contextualização das atividades em estabelecer a interdisciplinaridade e as particularidades do contexto rural. Esta experiência foi e está sendo desafiante e rica em aprendizados tendo em vista que essa vivência está me impulsionando a adequar a minha práxis à Educação do Campo de modo a estudar, pesquisar e desenvolver práticas que conectem os conteúdos matemáticos aos conceitos do curso técnico em agropecuária. Portanto, advogo pela importância da Educação do Campo para a formação humana e técnica do jovem e da moça do campo a partir de práticas voltadas para o rural que contribuam para a permanência destes/as neste lugar que é rico em conhecimentos.
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