A autobiografia como prática de (trans)formação matemática de licenciandos em pedagogia
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Matemática, Anos Iniciais , AutobiografiaResumo
O Relato de Experiência aqui descrito se refere a uma prática educativa desenvolvida no âmbito da formação inicial de futuros pedagogos de uma universidade baiana. A tarefa planejada consistia na elaboração de Cartas Autobiográficas que os estudantes do sétimo semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, campus XVII, produziram, relatando suas memórias e experiências passadas em relação à educação matemática vivenciada em sua escolaridade básica. O desenvolvimento desta tarefa, e de toda a ação aqui descrita, tomou como referência as ideias de Nacarato (2010) que, em seus trabalhos, atribui grande potencial formativo aos processos de leitura e de escrita, demonstrando que as trajetórias educativas do passado têm influência direta na futura prática profissional dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental que ensinarão Matemática. A construção das Cartas Autobiográficas, e o diálogo aberto no transcorrer da disciplina, serviu de movimento dialético entre os dois mundos que cercam os futuros pedagogos: de um lado, uma experiência, muitas vezes, traumática com a Matemática que tiveram, e de outro, novas compreensões do papel da Educação Matemática no contexto pós-moderno, em que se preconiza a formação integral do sujeito, e não a instrumentalização matemática por si mesma.
Referências
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática. Revista Pro- Posições, v. 04, n. 01[10], p. 18-23, março de 1993.
NACARATO, Adair Mendes. A Formação Matemática das Professoras das Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, nº 37, p. 905-930, 2010.
GATTI, Bernadete. Educadora e pesquisadora. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
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