Aprendendo a ensinar: desafios e experiências do Estágio Supervisionado em Matemática
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Experiências, Formação DocenteResumo
Este artigo retrata as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com objetivo de destacar os desafios e as possibilidades que são promovidas para formação, durante o estágio. Este estudo enquadra-se no método qualitativo, cujo utilizamos como instrumento de coleta de dados Diários Reflexivos oriundos das atividades que ocorreram durante a observação, coparticipação e regência de uma turma de 1°série do Ensino Médio. Neste estudo, foi possível observar o uso de atividades diversificadas que são mais atrativas para os alunos, a exposição no quadro, com atividades diretas e fechadas, provocam a sua dispersão da aprendizagem, sendo cansativo e exaustivo. Porém, implementar atividades diversificadas no ensino de matemática é uma tarefa difícil, devido a abstração de alguns conceitos, mas buscou-se fugir do ensino mecanizado.
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